quinta-feira, 21 de abril de 2016

Natasha



Eu conheci esse nome quando era criança, através da novela Vamp, exibida pela Rede Globo entre 1991-1992, que eu adorava, quando a Cláudia Ohana interpretava uma personagem, vampira-gótica-emo-trevosa chamada Natasha. Eu amava essa novela, e nomeei uma boneca assim. Ficava dizendo que nomearia uma filha no futuro, mas eu só tinha 7 anos e a coisa toda não se cumpriu.


Mas acho que só comecei a desgostar mesmo depois da música do Capital Inicial, intitulada “Natasha” – “era Ana Paula, agora é Natasha, usa salto 15 e saia de borracha...” – por que a associação que a música me fez não foi muito simpática. Ou seja, Ana Paula = Menina Comportada, enquanto Natasha = “(...) o mundo vai acabar, ela só quer dançar...”.


Hoje, é claro, essa associação não faz mais a mínima diferença. Até prefiro a descrição da ‘Natasha’ da letra, do que a da menina totalmente comportada.


Natasha é o diminutivo russo de Natalya. Natália, por sua vez, vem do nome antigo, do latim, que significava “dia de Natal”, do latim “Natali domini”. Este é o nome de um personagem do romance Guerra e Paz, de Leon Tolstoy (1865).


Variante: Nata (russo)


Diminutivos: Tasha (russo), Noite, Tasha (inglês)


Outras línguas: Latasha, Natisha (Africano americano), Natalija, Natasa (croata), Natalie (Checo), Natacha, Natalie, Nathalie (francês), Natalia (Geórgia), Natalie, Nathalie (alemão), Natália (húngaro), Natalia (italiano), Natalia (Final romano), Natalija (letão), Natalija, Nataša (macedônio), Natalia, Natasza, Natalka (polonês), Natália (Português), Nathália (Português (Brasil)), Natalia (romeno), Natalija , Nataša (sérvio), Natália (eslovaco), Natalija, Nataša (esloveno), Natalia (espanhol), Nataliya, Natali, Natalka (ucraniano).


Outra grafia que ocorre no Brasil é Natacha, mas acho que esse “Ch” deixa a escrita bem empobrecida. Gosto mais escrito Natasha. Em Portugal, no ano de 2014, foi registrada apenas 1 Natasha, e foi registrado sete vezes o nome Natacha em nomes compostos. Já no Brasil – segundo a lista oficial do estado de São Paulo, do ano de 2014, divulgada pela Arpen/SP – foram 188 registros de Natasha e 37 de Natacha.


Hoje, ao pensar no nome Natasha, eu automaticamente penso em  uma bailarina. Talvez por associar Natasha, inexplicavelmente, ao balé russo Bolshoi. Não que eu tenha conhecido alguma bailarina com esse nome, mas é pensar em Natasha, e vir à mente uma coreografia de balé cheia de passos mágicos.


Algumas referências que podemos citar são: Natasha Poly, modelo russa; Natasha Thomas, cantora e compositora dinamarquesa; Natasha Shneider, musicista nascida em Moscou; Natasha Lyonne, atriz americana; Natasha Henstridge é uma modelo e atriz canadense; Natasha Richardson, atriz inglesa; Natasha Hamilton, cantora e compositora inglesa que faz parte do grupo Atomic Kitten; Natasha Zvereva, ex-tenista profissional bielorussa.







2 comentários:

  1. que triste a escrita de meu nome ser empobrecida!

    ResponderExcluir
  2. Coloque o nome ao contrário, jamais colocaria essr nome em nada.

    ResponderExcluir