quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mário



Se você pensou que Mário é a versão masculina de Maria, sinto muito, errou. Maria é um nome hebraico, ou pelo menos, é o que se pensa, pois Maria nunca teve seu significado totalmente desvendado. Claro que o cristianismo e a religião colaboraram para essa visão, mas Mário e Maria são nomes bem distintas, e sua semelhança nesse caso é mera coincidência.

Mário vem do latim Marius, que deriva da palavra “mas/maris”, que significa “homem” ou se considerar a origem etrusca, significa “mar”. Foi o nome de uma família romana que era devota à Marte, o Deus da Guerra. Para se ter uma ideia, Gaius Marius era o nome de um cônsul romano do século 2 a. C, que nasceu muito tempo antes da existência da própria Maria, mãe de Jesus.

Há teorias que dizem que Marte teria originado o nome Marius, que com as mudanças estabelecidas pelas linguagens várias, passou para o português como Mário, e suas variações: Mariano, Marino, Marinho.

Em São Paulo, no ano de 2015, foram 42 registros do nome Mário, somados a 86 de Mario, sem acento. Isso prova que apesar de antigo, o nome continua sendo atual, apesar dos poucos registros. Talvez isso tenha sido o efeito do personagem Mário,  da novelinha infantil da SBT, “Carrossel”.

O fato é que Mário parece ser um nome bastante viável em termos de Brasil, não gera constrangimentos, é de fácil pronúncia e escrita – e exceto pela piada boba do armário, não tem propensão a bullying – e fica bem em vários compostos. 



.




2 comentários:

  1. Gosto muito. Sobretudo no composto José Mário, adoro Zé Mário.

    ResponderExcluir
  2. meu nome e mario e eu gosto muito dele estou muito satisfeito com meu nome.

    ResponderExcluir