terça-feira, 5 de abril de 2016

Lótus

.

A Joana Recharte escreveu um texto bem legal sobre Lótus no Blog dos Nomes (acesse aqui), mas para ela, Lótus é um nome feminino, tanto que a foto do post é uma menina oriental. No meu caso, não tenho como considerar feminino: para mim, Lótus é nome de homem. Alguém dirá: "Mas um homem, com nome de flor?". E eu respondo: "Sim, e por quê não?"

Para uma menina, prefiro Padma, que significa lótus em Sânscrito. Para quem não lembra, esse era o nome de uma das gêmeas de Harry Potter (Padma e Parvati). 

O nome origina-se do grego λωτος (lotos), remetendo para a flor (nelumbo nucífera) ou para a árvore de origem mitológica, cujos frutos tinham a capacidade de induzir o sono e o esquecimento. Na Odisséia, de Homero, ele fala da chegada a uma ilha habitada por pessoas que chamou de “comedores de Lótus”. Por se alimentarem da planta, nunca se lembravam de querer sair daquele lugar. No livro/filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios, eles reproduziram essa história transformando essa “ilha” em um “hotel” de comedores de Lótus.

Em nossos tempos, cada vez mais estamos intercambiando cultura com os mais diversos países e povos do mundo. A cultura oriental há tempos atravessou as fronteiras e cada vez mais práticas orientais como yoga ou meditação são usadas por brasileiros e por ocidentais em geral. Lótus, em hipótese, poderia ser um nome próprio atribuído à crianças modernas.


Flor de Lótus
Flor-de-Lótus

Segundo o texto publicado no Blog dos Nomes, a Flor de Lótus, nas culturas orientais, “é associada à transcendência e à pureza espiritual, por nascer em solos lamacentos e se erguer nas águas até à superfície, onde abre as suas inúmeras pétalas num espetáculo de beleza ímpar. Este crescimento simbolizaria a purificação do espírito e da alma, representando a iluminação e o triunfo. No Budismo, é habitual Buda ser representado em estátuas sobre uma Flor de Lótus ou numa posição de meditação assim chamada, onde se encontra sentado com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima”.

Em Portugal o nome Lótus é admitido, mas desde que em compostos como segundo nome. Significa que uma menina não pode se chamar Lótus, precisa de um nome anterior, seja Ana Lótus, Maria Lótus, ou Vera Lótus. No Brasil, apesar de que com certeza causaria certa estranheza, podemos registrar Lótus como nome feminino ou masculino, na ordem em que desejarmos.

Por conta de seu simbolismo espiritual e profundo, espera-se que pessoas que tenham essas ligações em suas vidas, possam considerar o nome Lótus como viável. Mas, é desnecessário dizer que em 2014 não teve registros de Lótus, nem em Portugal, nem no Brasil. 

Lótus. O Blog dos Nomes.


Lótus. Behind The Name.


Lótus. Wikipédia


Lótus. Significados.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário