sábado, 16 de abril de 2016

Liátris

.


Todo mundo tem um certo apreço por nomes de flores, e se não tem apreço, pelo menos entende e aceita o gosto alheio. Rosa, Margarida, são nomes femininos usados há séculos e também nomeiam flores. O próprio nome “Flor” e seus derivados já são um indicativo de que as flores são uma boa fonte de nomes femininos.

Liátris é um nome que francamente, eu desconhecia, assim como desconhecia a flor. Conheci-o através de um texto da Luinara Menezes (aqui), que revela que a Liátris é muito conhecida como “estrela ardente”, uma flor de corte, que atrai muitas borboletas e beija-flores, além de outros insetos e pássaros. Suas flores são roxas, normalmente, mas já existem na cor rosa ou branca.

Evidentemente, como nome próprio, é um nome de flor que não vemos utilizado em pessoas. Apesar de ser um nome de flor, o que transmite suavidade, feminilidade e delicadeza, sua sonoridade não deixa de ter força e imponência. Pode parecer estranho num primeiro momento, mas logo podemos associar a dois nomes bem familiares: Lia e Beatriz.

O Behind The Name também aponta Liatris como uma variante gráfica de Leatrice, uma possível combinação entre Leah e Beatrice (o que corrobora a sensação descrita acima), que era o nome da atriz Leatrice Joy (falecida em 1985).

Cada flor tem um significado sentimental. A flor Liatris ou Liátris significa "tentarei novamente" ou "perseverança". Um ótimo significado e pode ser outro bônus para o nome. Lembrando que não é necessário o acento na letra A, mas pode haver pessoas que se confundam com a sonoridade de Beatriz, então para quem não quer ficar falando várias vezes como é que se diz o nome corretamente, o acento pode ser uma ajuda nessa hora.



Liátris. Wikipédia.

Liatris. Behind The Name.




.





 .

Um comentário: