sábado, 16 de abril de 2016

Kelly

.

Kelly é um daqueles nomes que veio no pacote da cultura norte-americana tão adorada pelos brasileiros, ao lado de Jessica, Jennifer, Stephanie, entre outros. Queli, a forma aportuguesada do nome Kelly, originalmente é um sobrenome que passou a ser usado como nome próprio unissex, mas a sua predominância de uso é no gênero feminino.

O nome Kelly tem diferentes possibilidades de origem: pode ser proveniente do sobrenome irlandês O'Ceallaigh, que é derivado do nome próprio Ceallach. Seu significado é "descendente da guerra, guerreiro, guerreira". Em outra hipótese, Kelly surgiu através de antigos locais na Escócia e na Inglaterra, sendo os nomes desses locais derivados do galês celli e nesse caso o significado de Kelly seria "bosque"


Kelly é originalmente um sobrenome usado no idioma inglês (expl: Gene Kelly, ator e dançarino norte-americano), mas a partir do final do século XIX, ganhou status de nome próprio e começou a ser usado como nome masculino internacionalmente. Seu uso no feminino se deu a partir da década de 40 e superou o uso no masculino desde então. Sua associação ao gênero feminino certamente aconteceu por causa de uma famosa atriz que tinha Kelly como sobrenome: Grace Kelly ( Grace Patricia Kelly) personalidade mundialmente famosa, que de atriz virou princesa ao se casar com o príncipe Rainier III de Mônaco, em 1956.

Kelly é, então, um nome unissex usado predominantemente no feminino. Seu período de pico nos Estados Unidos se deu entre os anos 60 e 70; no Brasil foi nos anos 80 (e acompanhando essa popularidade surgiram as formas aportuguesadas não oficiais Queli e Quéli, usadas em menor escala). Como exemplo de portadoras do nome, temos a cantora norte-americana Kelly Clarkson e a atriz e designer inglesa Kelly Osbourne.

As variantes de Kelly são KelliKellieKeli e Kelley. Apesar de ser bem anos 80, Kelly foi registrado 115 vezes em São Paulo em 2014! Ou seja, muitas pessoas ainda o consideram atual. 


.


2 comentários:

  1. Eu nunca vi em lugar nenhum o meu nome Makelliny você pode me dizer a origem dele

    ResponderExcluir
  2. Makelliny é a junção de dois verbos. Em inglês Make que significa fazer e Lliny deriva do inglês Line que significa linha. Juntando os dois, podemos falar que seu nome significa "fazer linha". A origem surge nos anos 80 em João Pessoa Paraíba, quando o Casal João e Maria decidem ter uma filha. Perto da hora de dar a luz, João saiu para fazer linha de pipas e acabou perdendo o parto de sua filha. Então como forma de castigar João, Maria resolveu colocar o nome da menina de Makeline. Logo apareceu a variação Makelliny.

    ResponderExcluir