quarta-feira, 27 de abril de 2016

Janice

Janice Dickinson, modelo



Janice é uma elaboração a partir de Jane, criada por Paul Leicester Ford para o romance “Janice Meredith”. Pode se dizer, portanto, que trata-se de um nome literário, criado para uma personagem, que dá inclusive, título à obra. O livro foi publicado pela primeira vez em 1899, e é possível também que ele tenha misturado os nomes Janet e Alice para inventá-lo.

A história se passa em Nova Jersey, durante o tempo da Revolução Americana, e segundo comentários em fóruns de sites americanos, não há um exemplo real de pessoa nascida com esse nome antes da publicação do livro de Ford. Pelo menos até onde meus limites de pesquisa alcançaram, o livro não tem tradução para o português e não é vendido aqui. É curioso como um nome inventado em um livro em inglês que sequer foi traduzido para o português tenha ganhado repercussão aqui no Brasil.

É quase comparável a repercussão que Poliana teve no Brasil, após o livro que foi lido, imagino eu, por uma parcela considerável da população. Ainda sobre o livro, ele está à venda na Livraria Saraiva, em e-book, mas em inglês. É possível ver isso nesse link. E por fim, teve uma adaptação cinematográfica – um filme mudo – onde a dita Janice Meredith foi interpretada pela atriz Marion Davis.

Jane, por sua vez, é a forma medieval inglesa de Jehanne, que é um feminino de John, o equivalente a Joana e João no português. Isso quer dizer que a origem primeira do nome é hebraica e significa “Javé é gracioso”, ou então, por interpretação “Deus é gracioso”. É um significado bonito e religioso.

Segundo a plataforma criada pelo IBGE, chamada “Nomes no Brasil”, Janice é o nome de 28.935 pessoas, sendo que o auge de registros foi na década de 70. Antes de 1930, nasceram apenas 66 pessoas chamadas Janice, enquanto nos anos 2000 contabilizou-se um total de 1727 pessoas. É um número notável, mas nada comparado à magnitude de Maria, por exemplo, que nomeia 6,39% da população brasileira e passa dos 11 milhões de nascimentos contabilizados desde a década de 30.

Como eu já imaginava (por que eu nunca conheci uma Janice que não fosse gaúcha, então deduzi), a maior ocorrência de Janice foi no Rio Grande do Sul, sendo que a soma foi de 5.537 pessoas, uma frequência de aproximadamente 50 Janices para cada 100 mil pessoas. Outro estado onde é muito fácil encontrar pessoas chamadas Janice é Santa Catarina.

Quanto à popularidade de Janice pelo mundo, no Behind The Name consta que a última vez que o nome apareceu no ranking de 1000 nomes femininos mais registrados foi em 2009, na tímida 842ª posição. Em 1950 ele estava no 22º lugar, ou seja, é muito fácil encontrar senhoras de meia idade chamadas Janice nos Estados Unidos. Esteve dentro do top 100 dos Estados Unidos de 1932 a 1967, e isso significa que há muitas pessoas com esse nome por lá.

Pode parecer uma informação pouco importante, mas pensando que uma Janice venha a morar lá, seu nome não vai ser nenhum pouco estranho. Vai ser aceito imediatamente: essa é a vantagem de ter um nome internacional. Janice também aparece no Ranking do Canadá, aparecendo pela última vez no ano de 1976, no 98º lugar. O auge de registros entre canadenses foi em 1953, e ele permaneceu dentro dos 100 nomes mais registrados desde a década de 30 até a década de 70.

Concluindo, tem muito mais Janice no Canadá e nos Estados Unidos do que no Brasil, obviamente, a pronúncia por lá é um pouco diferente. Você pode ouvir a pronúncia aqui.

Considero Janice um nome delicado e feminino. É claro que ele foi mais registrado nas décadas de 70 e 80, e portanto hoje em dia é menos apreciado quanto à registros de bebês, como todo nome datado, mas não há nada que desabone o nome. É digno, escrito corretamente, de pronúncia fácil e adequada, com simplicidade, ou seja, se você se chama Janice, você tem vários motivos para se orgulhar do nome e praticamente nenhum para não gostar.

Uma pessoa notável com o nome é Janice Doreen Dickinson, uma supermodelo, fotógrafa de moda, atriz, escritora e agente de modelos norte-americana.

Na ficção, além do próprio romance que “criou” o nome, por assim dizer, temos Janice Litman Goralnik, uma personagem da série Friends, que faz muito sucesso com o público adolescente.

Fontes:






.

6 comentários: