sábado, 9 de abril de 2016

Hannah

.
Quanto melhor é ler um texto sobre um nome quando foi uma pessoa apaixonada por ele que escreveu? Assim foi quando li o texto da Yasmim Paiva sobre Hannah, que é um dos favoritos dela (Acesse-o diretamente aqui). Assim, esse texto tem como referência as palavras escritas por ela.

Pessoalmente, gosto muito de Ana, mas na minha concepção, Ana não é um nome para ser usado sozinho, ele exige um complemento. Já Hannah, embora seja exatamente o mesmo nome só que em outra grafia, é um nome simples, bonito, forte, feminino, e que entre outras qualidades, não existe um complemento.

Além disso, começa com H, uma letra que é tão difícil de encontrar bons nomes. Hannah, portanto, é a forma inglesa de Ana, de origem bíblica. Originalmente, vem de Channah, que significa “favor” ou “graça”. A maioria dos sites traz como significado, por extensão, “Cheia de graça”. Esse nome popularizou-se em todo o mundo cristão através de Santa Ana, a mãe da Virgem Maria, embora a bíblia latina e grega use a variante “Anna”, e Hannah apareça somente no Antigo Testamento como mãe do profeta Samuel.

Hannah/Hanna também é o nome de três cidades norte-americanas localizadas em: Dakota do Norte, Wyoming e Oklahoma. E também no município canadense, localizada na província de Alberta. 

Suas variantes são: Channah, Chanah (hebraico), Hena, Henda, Hene, Henye (ídiche), Hanna, Hanne (alemão), Hanna (holandês), Hanna, Hanne (sueco), Quanna (africano americano), Ane, Anne (basco), Anna, Hanna (bielo-russo), Anna (bíblico grego), Channah (bíblico hebraico), Anna (bíblico latim), Anna, Annick (bretão), Ana, Anna, Anka (búlgaro).

No Brasil, no estado de São Paulo, foram 45 registros de Hannah, que por aqui é bastante associado a comunidade judaica.

Personalidades famosas:


Hannah Arendt - filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. (1906-1975);
·         Hannah Wang – atriz australiana;
·         Hanna Romanazzi - atriz e modelo brasileira;
·         Hana Hayes – atriz americana;




Yasmim Paiva (O Blog dos Nomes). 



.

Um comentário: