sexta-feira, 22 de abril de 2016

Gastão



Gastão é daqueles nomes que para mim, tem associação imediata. No caso deste, é com o primo folgado do Pato Donald, que no Brasil, é chamado de Gastão (Gladstone Gander no original em inglês). Então, de certo modo, é um nome que relembra a minha infância, por que naquela altura, eu lia muitos, mas muitos gibis. (Aliás, escolhi essa foto pensando nele). 

Na realidade, Gastão é a forma portuguesa do nome francês Gaston, cujo significado é “aquele que vem da Gasconha, ou “habitante da Gasconha”. A Gasconha é uma região no sudoeste da França. Como os habitantes da Gasconha em seus primórdios eram bascos, é suposto também que Gastão signifique “Aquele que vem do país dos bascos”. Significado, eu sei, bastante sem graça.

Já o Behind The Name, aponta Gastão como uma variante do nome germânico Gasto, que vem do termo “gasti”, e quer dizer “estrangeiro, estranho” ou “hóspede”.

Em Portugal, menos de 10 meninos foram registrados com esse nome em 2014, e no Brasil – nas poucas listas oficiais que temos – não há nenhuma menção à esse nome.

Gastão é um nome raro, mas não é desconhecido, em parte por  conta do primo do Pato Donald – eu acho – e também ao clássico desenho Disney, A Bela e a Fera, onde o monstro se chamava Gaston, e logicamente, se tornou um nome muito falado em todas as partes do mundo.
A terminação em “ão” não ajuda muito na sua popularidade, visto que no Brasil, eles são vistos com certa reserva (Sebastião, Damião, etc. são vistos como nomes ultrapassados), e por isso, Gastão acaba entrando na onda. Para quem simpatiza, mas rejeita a terminação “ão”, há outras versões disponíveis: Gascon, Gastón, Gascone, Gasconey (inglês), Gastone (Itália) e Waast (Alemanha), Gastonas (Lituânia), Gastó (Catalunha).

Algumas personalidades:

·                     Vedast, bispo de Arras e Cambrai, conhecido como Santo Gaston;
·                     Gaston, Duque de Orléans, nobre francês;
·                     Gaston III, Conde de Foix. (1331–1391);
·                     Gaston Caperton, antigo governador da West Virginia, EUA;
·                     Gaston Doumergue, político francês e presidente da França entre 1924 e 1931;
·                     Gastón Etlis, jogador argentino de ténis;
·                     William Gaston, político americano.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário