terça-feira, 26 de abril de 2016

Eveline & Evelina

.

Eveline & Evelina vem dos desdobramentos do elemento germânico “avi”, que não possui significado conhecido, formou a palavra Ávila que conhecemos como sobrenome, e que deu nome à uma terra na Espanha, onde é claro, nasceu a famosa Santa Teresa D’Ávila. Avelina, evidentemente, parece ser um diminutivo.

Avelina é um nome conhecido por todos em países de língua portuguesa, mas seu uso em épocas muito estanques acabou por direcioná-lo a uma impressão de nome datado, ultrapassado, ou a popular gíria “nome de vó”. De minha parte, adoro Avelina: Acho seu ar vintage e a sua sonoridade muito bonitos e recuperáveis nos nossos dias. Aveline também é uma palavra francesa (pouco comum, é verdade) traduzida para o português, como Avelã! Gosto mais desse significado.

Eveline e Evelina são versões mais contemporâneas desse mesmo nome. São duas grafias mais modernas e joviais. Elas correspondem à uma “evolução” do nome Avelina. No caso, Evelina foi a primeira grafia a existir, sendo um nome comum na Suécia, sobretudo na década de 90, onde seu uso garantia lugar no top 30 do país. O nome foi reavivado em terras anglófonas através do romance Evelina (1778), de Fanny Burney. Foi o nome de Evelina de Rothschild, a filha de um importante membro do parlamento inglês, e o nome de uma personagem da série Dr. Who.

Eveline já é uma grafia mais recente, variação de Evelina, e seu uso foi mais comum na França, Inglaterra e Holanda. Eveline foi o nome escolhido para a protagonista do conto escrito pelo autor James Joyce. Na lista da Arpen/SP divulgada em 2015, Eveline teve um registro, enquanto Evelina, nenhum. No Brasil, tem certamente o beneficio da exclusividade. Já em Portugal, Eveline foi registrado 4 vezes como nome simples e 3 em compostos, e Evelina apenas uma vez.

Acredito no potencial de Evelina & Evelina para futuros registros pois, com a popularização crescente do nome Eva, é normal que alguns pais busquem alternativas mais originais; além disso, pode ser interessante para quem goste de Eva mas tenha preferência por nomes longos; Por outro lado, pode ser considerado uma boa alternativa em relação ao nome Valentina, muito popularizado no Brasil, pois tem a mesma terminação.


 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário