segunda-feira, 11 de abril de 2016

Délia

.


Essa, primeiramente, não é a minha grafia favorita: Eu gosto de Adélia, que não é o mesmo nome, mas é uma letrinha a mais que faz toda a diferença. Essa é a forma portuguesa, francesa e húngara de Delia, que significa “de Delos”, em grego.

Délia foi um epiteto da deusa grega Ártemis, dado por que ela e seu irmão gêmeo Apollo nasceu na ilha de Delos. Por vezes, também é usado para referir-se ao conjunto de ninfas que habitariam aquela ilha.

O nome aparece em vários poemas do século 16 e 17, e tem sido usado como nome desde então. Também pode ser considerado um diminutivo de Adélia ou de Bedélia.

É um nome feminino, mas não excessivamente doce. Como remete à ilha de Delos, é um nome que pode ser colocado na categoria de nomes geográficos, e como essa ilha é palco de muitas questões mitológicas, podemos colocá-lo na categoria dos nomes mitológicos também.

Princesa Delia é uma princesa em "Barbie em As 12 Princesas Bailarinas". O nome não é muito apreciado no Brasil na atualidade. Delia foi registrado apenas 1 vez no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP).

Como referências, podemos citar:

- Delia Fiallo (Havana, 1924) é uma escritora e roteirista cubana, residente em Miami, nos Estados Unidos.

- Delia Casanova (Veracruz, 4 de novembro de 1948) é uma atriz mexicana.



.



Nenhum comentário:

Postar um comentário