terça-feira, 19 de abril de 2016

Corabelle

.

Corabelle é um nome para meninas, de derivação grega. Cora significa “donzela”, e Corabelle é uma grafia alternativa, combinada com o sufixo –belle. Aparentemente, ele foi adaptado, assim como muitos nomes que usaram esse sufixo. Cora é uma derivação de Kore, que significa “donzela” em grego. É um outro nome para a deusa Perséfone. De qualquer forma, muitas vezes é usado como abreviação de Corina, Cordula ou outros nomes que começam com “cor”.

Raramente é grafado como Corabel ou Korabell, ou ainda Korabelle, Korabella e Corabella. O Think Baby Names apresenta mais algumas relações como Corabella, Corabellita, Corabeth, Coralee, Coralie, Corella, Corrella e Correlle (alguns absolutamente impraticáveis em português). Colocar o sufixo –bel, -bella ou –belle em um nome gera realmente, múltiplas opções.

Corabelle não é popular em lugar algum, é totalmente incomum para mulheres, provavelmente até pelo fato de ser adaptado. Entretanto, Coralina ou Coraline é mais conhecido e bem mais usado – embora também seja raro – e também se trata de uma adaptação. Geralmente, nomes adaptados acabam tornando status de nome próprio legitimo quando algum escritor ou artista usa em algum momento para uma obra literária ou de outro cunho. Aí, um nome inventado passa a ser popular (a exemplo de Vanessa, Pâmela, Luana, etc.).

No Brasil, se constitui em um nome bastante peculiar, sendo que não há nenhum registro dele na lista da Arpen/SP do estado de São Paulo, do ano de 2014 ou 2015. E olha que há uma infinidade de nomes registrados, uma boa parte inventados, adaptados, e por vezes a gente se pergunta de onde o pessoal tira tanta criatividade para nomes inusitados. Mas nenhuma Corabelle ou qualquer variante citada consta, apenas alguns registros de Cora, Coraline e Coralie.

Eu tenho uma queda por nomes únicos, mesmo que eles tenham sido inventados a partir de outro e achei Corabelle um nome encantador. O Think Baby Names é um site que não tem muito preconceito e apresentar grafias e variantes mais inusitadas ao seu público, provavelmente por que nos Estados Unidos os nomes são tão diversificados (ou mais) quanto o Brasil.

Outros nomes semelhantes sugeridos pelo Think Baby Names são:

Carabel, Carabell, Carabelle, Adorabelle, Amabelle, Anabelle, Annabelle, Arabella , Arabelle , Arbelle , Carmelle , Chanelle , Charelle , Chavelle , Clarabelle , Claribelle , Cordelie , Cordella , Cordelle , Corelie , Cornella , Cornelle , Dorelle , Isabelle, Izabelle , Jobelle , Kordelle , Lorabelle , Loralle , Lorelle , Loribelle , Mabelle, Marabelle , Maribelle , Marybelle , Meribelle , Mirabell , Mirabella , Mirabelle , Norelle , Orabella , Orabelle , Orbelle , Robelle , Rosabella , Rosabelle , Sabelle.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário