sábado, 23 de abril de 2016

Christopher

.
Uma paixão antiga. Comecei a apreciá-lo quando no auge dos meus 11 anos, descobri que, meu ídolo era portador deste nome. Não sou do tipo que se deixa influenciar por famosos, mas esse me conquistou inevitavelmente. Outro motivo que me atraiu, foram suas longas e belas 11 letras. Definitivamente é o nome masculino mais longo da minha lista.

Christopher, é a versão inglesa de Cristóvão, que é portuguesa.


A partir do nome grego tardio Χριστοφορος (Christophoros), que significa "rolamento de Cristo", derivado de Χριστος (Christos) combinado com φερω (phero) "para suportar, para realizar". Os primeiros cristãos usaram-no como um nome metafórico, expressando que eles levaram Cristo em seus corações. Na Idade Média, as interpretações literais de etimologia do nome levou a lendas sobre um Santo Christopher que carregou o jovem Jesus através de um rio. Ele chegou a ser considerado como o santo padroeiro dos viajantes. Como dado um nome inglês, Christopher tem tido em uso geral desde o século 15. Na Dinamarca, foi assumido pelos três reis (seus nomes geralmente foram escrito Christoffer), incluindo o século 15, Christopher da Baviera que também governou Noruega e Suécia.


Suas variantes são: Hristofor, (Búlgaro, Macedônio), Hristo (Búlgaro, Macedônio), Kristofor, Krsto (Croata), Kryštof (Tcheco), Kristoffer (Dinamarquês, Finlandês, Norueguês, Sueco), Christoffer (Dinamarquês, Norueguês, Sueco), Kris (Dinamarquês), Christoffel (Holandês), Risto (Finlandês, Macedônio), Christophe (Francês), Christoph (Alemão), Christoforos (Grego), Kristóf (Húngaro), Christie (Irlandês, Escocês), Christy (Irlandês, Escocês), Cristoforo (Italiano), Christophoros (Grego latino), Christophorus (Romano latino), Kristaps (Letão), Kristupas (Lituano), Krzysztof, Krzyś, Krzysiek (Polonês), Kester (Escocês), Krištof (Eslovaco, Esloveno), Cristóbal (Espanhol).

Conhecido, mas pouco usado, nunca entrou em um ranking obtido pelo BabyCenter Brasil. Já na ARPEN-SP Christopher em 2014 obteve 205 registros. E em 2015 nasceram 263 Christopher. A meu ver tem potencial para entrar no top 100. Em Portugal no ano de 2014, só foi 1 registrado e no composto: Jack Christopher e no ano de 2015 não ouve registro como primeiro nome. Sua popularidade no mundo é bem conhecida, segue o ranking: 30° Estados Unidos, 72° Irlanda, 78° Escócia, 86° Irlanda do Norte, 87° México, 94° Austrália, 136° Inglaterra, 401° Holanda e 464° França. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que: 
75% muito bom, 95% masculino, 65% clássico, 61% maduro, 66% formal, 51% elegante, 62% natural, 75% maravilhoso, 76% forte, 71% refinado, 60% complexo, 68% sério.

Personalidades famosas:
  • Christopher Uckermann - Christopher Alexander Luís Casillas Von Uckermann é um ator, empresário, cantor e compositor mexicano. Iniciou sua carreira artística ao atuar na telenovela mexicana Rebelde e, conjuntamente integrar o grupo musical RBD.
  • Christopher Chace Crawford - Mais conhecido como "Chace", é um ator norte-americano. Ficou conhecido por interpretar Nate Archibald na série de televisão Gossip Girl e o filme The Covenant.
  • Christopher Robert Evans - Mais conhecido como "Chris Evans", é um ator, dublador, produtor e diretor americano. Evans é mais conhecido por seus papéis de super-herói da Marvel Comics
  • Christopher Maurice Brown - Mais conhecido como "Chris Brown", é um cantor, compositor, dançarino, rapper, ator, diretor, coreógrafo e grafiteiro norte-americano. Lançou seu primeiro album com apenas 16 anos de idade intitulado Chris Brown.
  • Christopher Whitelaw Pine - Mais conhecido como "Chris Pine", é um ator americano. Ele é conhecido como o personagem capitão James T. Kirk nos filmes Star Trek e Além da Escuridão - Star Trek.
  • Christopher Hemsworth - Mais conhecido como "Chris Hemsworth", é um ator australiano. Ele é mais conhecido por interpretar o personagem e super herói Thor nos cinemas, e pelo papel de Kim Hyde na novela Home and Away.
  • Christopher Michael Pratt - Mais conhecido como "Chris Pratt", é um ator norte-americano. É conhecido por seus papéis como Harold Brighton Bright Abbott, na série Everwood e como Ché, na quarta temporada de The O.C. 
  • Christopher Julius Rock III - Mais conhecido como "Chris Rock", é um comediante, ator, roteirista e cineasta estadunidense, vencedor de 4 prêmios Emmy do Primetime. 
  • Christopher Scott Kyle - Mais conhecido como "Chris Kyle", foi um soldado dos Navy Seals da Marinha dos Estados Unidos. É considerado, pelo governo americano, com o franco-atirador mais letal da história do país com 160 mortes confirmadas.
  • Christopher Anthony John Martin - Mais conhecido como "Chris Martin", é um cantor, compositor e músico inglês. Ele é o vocalista da banda Coldplay.  
  • Christopher Marlowe - Foi um dramaturgo, poeta e tradutor inglês, e viveu no Período Elizabetano. É considerado o maior renovador da forma do teatro do período com a introdução dos versos brancos, estrutura que será empregada por Shakespeare.  
  • Christopher Robin Milne - Era o filho do autor A. A. Milne. Quando criança, ele foi a base do caráter Christopher Robin em historias de Winnie-the-Pooh de seu pai e em dois livros de poemas.  
  • Christopher Lee - Christopher Frank Carandini Lee, foi um ator britânico conhecido por sua versatilidade e longevidade cinematográfica, além de um notório cantor de metal progressivo.
  • Christopher Nolan - Christopher Jonathan James Nolan, é um diretor roteirista e produtor de cinema anglo-americano. Seu nove longas-metragens já arrecadaram o equivalente a mais de 4.2 bilhões de dólares em todo o mundo.
  • Christopher Manson - Modelo da Agência Wilhelmina Models, que participou do clipe "Hands to myself", da cantora Selena Gomez, na verdade se chama Chris Brown.
  • Christopher Reeve - Christopher D'Olier Reeve foi um ator e realizador de cinema norte-americano. Seu papel mais famoso foi como o Super-Homem, numa série de quatro filmes.
  • Christopher Walken - É um ator de teatro e cinema estadunidense. Apareceu em mais de 100 filmes e programas de televisão, incluindo Annie Hall, The Deer Hunter, The Prophecy, The Dogs of War, etc.
  • Christopher Lloyd - Christopher Allen Lloyd, é um ator dos Estados Unidos da América. Tem um grande histórico em filmes, e é especialmente conhecido por fazer o papel do doutor Emmet Brown na trilogia Back to the Future.
  • Christopher McCandless - Christopher Johnson McCandless, também conhecido como Alexander Supertramp ou Alex Supertramp, foi um viajante americano que morreu perto do Parque Nacional Denali depois de caminhar sozinho na selva alasquiana com pouca comida e equipamento. 
  • Christopher Hitchens - Foi um jornalista, escritor e crítico literário britânico e americano.
  • Christopher Eccleston - É um ator de teatro, televisão e filmes inglês, conhecido por filmes como Extermínio e pelas séries de televisão Doctor Who e Heroes.  
O que acham de Christopher? Preferem do que a versão em português? 



Yasmim Paiva.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário