quinta-feira, 21 de abril de 2016

Amaia & Amaya




Amaia, também encontrado na variante Amaya, é um nome que significa “O fim” em basco. O significado não é daqueles que sejam classificados como dos melhores, mas também não é ruim, tem seu sentido poético e interpretativo.

Esse é o nome de uma montanha e uma vila na região basca da Espanha, e de acordo com a Wikipédia espanhola, de mais uma dúzia de pontos geográficos no mundo íbero-americano.

Um nome submetido por usuários – e que portanto não tem autenticidade e veracidade apuradas – é Amaya como sendo de origem japonesa, de "chuva" e "noite", significando "chuva da noite".

Embora seja um nome desconhecido no Brasil, foram registradas 5 meninas chamadas Amaya na lista da Arpen/SP, de São Paulo, no ano de 2015. Um nome que ficou bastante conhecido – até pela novela Caminho das Índias e outras referências recentes – foi Maya ou Maia, que é bem parecido com Amaya, embora origem e significado sejam bem diferentes.

Nos Estados Unidos, Amaya aparece no Top 1000 desde 1999, teve seu auge de popularidade em 2000, quando ficou em 196º lugar, e em 2014, ano do último ranking publicado até agora, ficou em 237º lugar. Já na Inglaterra e País de Gales, Amaya aparece desde 2008, em posições crescentes, tendo começado em 464ª lugar para subir várias posições e chegar na 220ª em 2014.

Enquanto Maya pode ser facilmente confundido com sobrenome, Amaya não tem esse problema, por isso, ele ganha pontos para mim. Ganha mais pontos ainda por que Maya tem muitos mais registros e muito mais gente cogita para suas listinhas. Amaya ou Amaia são, portanto, bem mais originais e incomuns.

Pode ser usado também como segundo nome – embora na minha opinião fique melhor como primeiro elemento se for usado em compostos – e parece bastante bom tanto na infância quanto em qualquer outra fase da vida de uma mulher.

A maioria das referências, para não dizer todas, são de pessoas nascidas na Espanha, como por exemplo: Amaya Arzuaga, designer de moda; Amaia Montero, cantora; Amaya Saizar, cantora; Amaya Uranga, cantora; Amaya Valdemoro, jogadora de basquete; Amaia Salamanca, atriz; Amaia Romero, cantora; Amaia del Campo Berasategi, política espanhola.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário