sexta-feira, 22 de abril de 2016

Alba



Alba é um nome com várias origens e significados em disputa. A coincidência com a palavra em latim “alba”, significando “branca” é bem sugestiva.

Por isso, o primeiro significado apresentado pelo Behind The Name é justamente esse: a forma feminina de Albus, que significa “branco, brilhante” e está na etimologia da palavra “alvo, alvura”, que quer dizer “brancura”. Alba é uma palavra literal em romeno para “branco”.

Entretanto, também pode ter origem germânica, uma forma curta (apelido, diminutivo) de nomes que começam ou contém o elemento “alf”, que significa “duende”, mas com o tempo acabaram se confundindo um com o outro. Para complicar ainda mais, Alba significa “amanhecer” em italiano, espanhol (a primeira luz antes da saída do sol) e catalão. Essa pode ser a principal inspiração por trás do seu uso na Itália e Espanha.

No caso germânico, Alba vem com algumas variantes, como Elba (espanhol), Elva (dinamarquês), Elfa, Elva (islandês), Alva (norueguês e suíço). É usado também como sobrenome, a julgar pela atriz americana Jessica Alba, e o jogador de futebol Jordi Alba, da Espanha.

Em termos de popularidade, temos Alba presente em vários rankings:

Nos Estados Unidos, apareceu pela última vez como nome feminino em 1923 na posição #940. Nos anos anteriores da década de 1910 e 1920 também aparece com colocações tímidas no fim da lista.

Na Espanha, Alba aparece no ranking de 2014 na posição #10, ou seja, extremamente bem colocado, sendo que está dentro do top 10 desde o ano de 2002. É realmente um nome muito comum para bebês na Espanha.

Na Galícia, o último ranking é de 2013, onde Alba aparece na 8ª posição. Da mesma forma, é um nome bem popular e aparece no ranking galício desde 2005.

Na Inglaterra, Alba também aparece em posições mais tímidas, sendo que em 2014, figura na 312ª posição. O nome entrou no ranking inglês recentemente, figurando a partir de 2012, mas tem subido rapidamente, já que em dois anos subiu 171 posições.

Na Dinamarca, ele aparece apenas no ano de 2014, não figurando em nenhum outro ranking, mas já na 40ª posição.

Na Catalunha, por último, ele também é bastante popular, aparece na 12ª posição no ano de 2013, e está presente dentro do top 15 desde 2003.

Em termos de Brasil, foram somente 3 meninas chamadas Alba no estado de São Paulo no ano de 2015 (Arpen/SP). Ele já foi mais apreciado aqui em outras gerações, mas nunca foi de uma popularidade exagerada ou mesmo, que se insinuasse para que hoje pudesse ser chamado de “datado” ou “antigo”. Esse caso se repete em Portugal, onde apenas duas meninas chamadas Alba foram registradas em 2015.

É o nome de localidades, cidades e outros espaços geográficos vários na Itália, na Romênia, nos Estados Unidos, na Espanha, na Ucrânia, além de ser o nome adotado por companhias empresariais diversas, além de uma plataforma de cooperação internacional (Aliança Bolivariana para as Américas) e a sigla utilizada para definir a Assembleia Legislativa da Bahia. Além disso, a Escócia, em gaélico escocês chama-se “Alba”, que dá origem ao nome da Albânia.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário