terça-feira, 19 de abril de 2016

Alastríona




Alastríona é a forma irlandesa feminina de Alastar. A pronúncia irlandesa é bem diferenciada disso que você está lendo, fica algo como “A-las-TREE-na”, com a sílaba tônica do TRÍ, ou ainda, como num site de pronúncias irlandesas, algo como “A-las-TRI-e-na” (ouça aqui).

O Name Nerds, entretanto, diz que não há uma variante irlandesa do nome Alexandra, e que Alastríona é uma variante gaélico escocesa.

Sendo um feminino de Alastar, que é uma forma irlandesa de Alexandre, então Alastríona é a forma irlandesa de Alexandra, de modo que significa “defensora dos homens”, “protetora da humanidade”, sendo um nome de origem grega. É curioso e difícil de acreditar que Alexandra tenha virado Alastríona, mas é realmente incrível as voltas onomásticas que um nome dá em línguas diferentes.

Honestamente, se for para pronunciar como se lê em português, fica terrível, tenebroso, péssimo, horripilante. Em alguns lugares encontrei a variação Alastrina, que com certeza reflete um pouco da pronúncia irlandesa assim como não fica pesado demais, mas não sei dizer – por falta de fontes – se a variante é legítima. Também foi referido Ailstreena, mas conseguiu piorar.

Outras linguagens: Alexandra (Grego antigo), Aleksandra, Aleksandrina (Búlgaro), Aleksandra, Sanda, Saša (Croata), Alexandra (Checo), Alexandra (Dinamarquês), Alexandra, Alex, Xandra (alemão), Alexandra, Alex, Alexa, Alexandrea, Alexandria, Alexandrina, Alexina, Ali, Allie, Ally, Lexa, Lexi, Lexie, Lexine, Lexy, Sandie, Sandy, Zandra (inglês), Aleksandra (Estoniano), Alexandra, Alexandrine, Alexandrie (Francês), Alexandra, Alexandrine (Germânico), Alexandra (Grego), Alexandra (Mitologia grega), Alexandra, Szandra (Húngaro), Alessandra, Alessa, Sandra (Italiano), Aleksandra, Sashka (Macedônico), Alexandra (Norueguês), Aleksandra, Ola (Polonês), Alexandra, Alexandrina (Português), Alexandra, Sanda (Romeno), Aleksandra, Alexandra, Aleksandrina, Sasha, Shura (Russo), Aleksandra, Saša (Sérvio), Alexandra (eslovaco), Aleksandra, Saša (esloveno), Alejandra, Ale, Alexandra (espanhol), Alexandra, Sassa (Sueco), Oleksandra, Lesya (ucraniano).

Pesquisar referências sobre Alastríona se resumiu a visualizar perfis irlandeses, escoceses e ingleses no Facebook, de modo que não consegui encontrar nenhuma personalidade notável com esse nome. Ou seja, é extremamente raro no mundo de fala inglesa e totalmente inexistente no mundo de fala hispânica ou portuguesa.





.