sábado, 2 de abril de 2016

Acauã

.



Além de ser um nome indígena, o que já é um ponto positivo visto que resgata a cultura dos nossos antepassados brasileiros, uma cultura tão rechaçada e esquecida, também remete à natureza e à arte. Primeiramente, cabe dizer que Acauã é uma palavra indígena que significa “grande ave de rapina”    em tupi, derivado do termo tupi waka'wã.

Ele remete à natureza por que é o nome de uma ave chamada Acauã (Herpetotheres cachinnans), pertencente à ordem dos Falconiformes, da família Falconidae. Também conhecido como cauã, macaã, macaguã, mAcauã, nAcauã, uAcauã, acuã, gavião-cauã, gavião-couã e maçaguã, todos derivados do mesmo termo tupi.

O pássaro “Acauã” seria então uma espécie de falcão ou gavião que é conhecida pelo seu canto característico e por se alimentar de serpentes.

Existe também um município no Piauí – BR que se chama Acauã, e uma Represa de Acauã, barragem no estado brasileiro da Paraíba, localizada no rio com o mesmo nome. Como referência sobre o nome, temos o cantor Acauã, com três álbuns lançados, mas pouco conhecido da mídia brasileira.

É um nome que remete à arte por dois motivos: é o título de uma música de Luiz Gonzaga, composta por Zé Dantas, e também um conto amazônico naturalista do autor Inglês de Souza, que introduziu a escola literária naturalista no Brasil mediante uma obra voltada para a natureza e a vida amazônicas (Leia a resenha aqui).

Confira a letra da música:


Acauã – Luiz Gonzaga

Acauã, Acauã vive cantando
Durante o tempo do verão
No silêncio das tardes agourando
Chamando a seca pro sertão
Chamando a seca pro sertão
Acauã,
Acauã,
Teu canto é penoso e faz medo
Te cala Acauã,
Que é pra chuva voltar cedo
Que é pra chuva voltar cedo
Toda noite no sertão
Canta o João Corta-Pau
A coruja, mãe da lua
A peitica e o bacurau
Na alegria do inverno
Canta sapo, gia e rã
Mas na tristeza da seca
Só se ouve Acauã
Só se ouve Acauã
Acauã, Acauã...



O Acauã (pássaro) foi objeto de muitas lendas e folclore de origem indígena, que ainda hoje repercutem nas crenças populares. Assim, o canto do Acauã pode ser tanto de bom ou de mau agouro, dependendo da região do país. No folclore amazonense, diz-se que os gritos do Acauã prenunciam a chegada de forasteiros. Em outros lugares, acredita-se que causa a morte de alguém da casa, enquanto em outros, a chegada da boa sorte e da fortuna.

Entre os índios, esse falcão é denominado como Uira, Jeropari, que significa demônio, e na época da postura, põe os ovos em lugares diversos, que segundo a lenda, são chocados pelo diabo. Em algumas partes do México, acredita-se que o canto dessa espécie é um aviso de chuvas fortes. No nordeste do Brasil, diz a lenda que o Acauã cantando em uma árvore seca, o ano será de pouca chuva, enquanto se cantar em uma árvore com folhas, o ano será de muitas chuvas.

Embora a sonoridade desse nome seja única, o que pode causar um certo desconforto ou então estranhamento nas primeiras vezes que ouvimos, ele transmite a mim uma sensação de liberdade, talvez pela associação ao pássaro, que é um dos mais belos e cheios de simbologia entre os povos nativos brasileiros.

O nome Cauã e suas variantes é bem comum no Brasil, e por isso, Acauã pode ser uma opção diferenciada para fugir da popularidade. Enquanto apenas 1 Acauã foi registrado no estado de São Paulo no ano de 2015 (Arpen/SP), Cauã teve 628 registros, somados à 1235 Kauã.


Considero uma excelente opção para quem deseja nomear seu filho com um nome indígena, com um belo significado, ligado à própria mitologia tupi-guarani e ainda, com fortes ligações com a natureza.






.

7 comentários:

  1. Verdade, eu gosto muito do meu nome. Fui um dos primeiros por nascer nos anos 80 já com esse nome. Muito boa tua explicação. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. BOLSONARO 2022
    Lixo de nome indígena, povo feio e porco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, que tal vc ir pegar coquinho? Se vc não liga e não tem respeito blz, mas esse comentário foi tipo, muito, desnecessário.

      Excluir
  3. Amo esse pássaro e meu nome que deriva do mesmo tb 🙏🏼

    ResponderExcluir