sábado, 9 de abril de 2016

14 dicas infalíveis para escolher o nome do seu bebê

.

Quando começamos o processo de escolha do nome dos filhos, procuramos é claro, algo que seja o melhor para ele. Existem alguns pais e mães egoístas que só pensam em si mesmos na hora de escolher um nome: No seu gosto, naquilo que acham que é bonito, e assim, acabam as vezes expondo o filho(a) a constrangimentos desnecessários ao longo da vida.

É evidente que cada família vai ter um gosto pessoal no quesito “nomes próprios”. Isso não é debatido aqui: O que eu acho bonito pode ser horrível para você, e vice-versa, mas não quer dizer que eu estou certa e você errado. É uma questão de gosto pessoal. Portanto, se o nome preenche certos requisitos fundamentais, o fato de seus familiares ou amigos não gostarem dele simplesmente “por que sim” não conta como opinião.

Aqui vai alguns conselhos da Equipe Por Trás do Nome para você, que está iniciando esse processo agora:


1)         Evite nomes "enfeitados", com K, W, Y, LL e NN duplos e desnecessários. Por exemplo, suponha que você goste de Caroline. Mas daí você resolve que a escrita tá “pobrinha” e decide dar uma incrementada: Karollynne. Resultado: sua filha passará a vida inteira dizendo: “Meu nome é Karollynne, com K, dois L, Y e dois N”. Ninguém merece.  

2)         Procure saber a grafia correta do nome e adote a mais simples dentre as opções corretas; Por exemplo, nomes internacionalmente conhecidos costumam ter muitas grafias. Pedro é um deles: Pietro, Piotr, Peter, Pierre, Piero, etc. São várias grafias e pronúncias do mesmo nome, e você pode escolher aquela que mais gostar, desde que se adapte bem à língua portuguesa.


3)         Evite nomes duplos desarmônicos. São sempre muito difíceis de harmonizar e um sempre tira o brilho e a beleza do outro. Compostos harmônicos são fundamentais. Temos um post muito interessante sobre nomes compostos aqui.

4)         Se for usar um nome duplo, cuide para que ele não gere trocadilhos para piadinhas infames. Não é o fim do mundo ter um trocadilho no nome, mas esse desconforto pode ser evitado com um cuidado a mais; Ex: Já conheci uma Ema Thomas (hematomas), e vi no Google uma Shana Berta (desnecessário comentar).


5)         Se fizer mesmo questão de nome duplo, use os tradicionais José/João/Luís/Carlos + alguma coisa para menino e Maria/Ana + alguma coisa para menina; É difícil de errar usando esses;

6)         Fuja nos nomes do Top 100: eles são muito comuns, populares e já enjoaram. Existem muitos nomes lindos por aí, sem que seja necessários seu filho(a) encontrar milhares de xarás ao longo da vida.


7)         Se você gosta de nomes diferenciados, fique no meio termo: não exagere. Nomes muito diferentes podem causar constrangimentos para seu filho. Existem muitos nomes dignos que não são usados, sem que se extrapole os limites do bom senso; Ex: Blue Ivy, filha da Beyonce (Ninguém merece se chamar “azul”).

8)         Pesquise o significado: Há nomes muito bonitos cujo significado não é tão bom assim. Se você acredita que o significado influencia a personalidade ou a vida da criança, é bom se certificar que ele é bom. Um exemplo: Adoro o nome Ulisses, mas ele significa “odiar”, de origem grega.


9)         Evite auto-homenagens. Homenagear um avô ou uma avó (ou algo equivalente) se ele ou ela foi muito especial para você não é algo ruim. Mas colocar o nome do pai no filho (José Filho, José Junior) é bem ruim: ninguém merece ser cópia. O filho já tem sobrenome, DNA, não precisa compartilhar o mesmo nome também. Para o nome da mãe numa filha, vale a mesma regra.

10)       Escreva e diga o nome completo – nome e sobrenome – em voz alta várias vezes, para garantir que não gera trocadilhos, cacofonia e outras complicações desnecessárias.


11)       Evite nome e sobrenome rimando ou muito parecidos: Rodrigo Rodrigues, Martim Martins, Olívia Oliveira, etc.

12)       Não tem problema gostar de nomes estrangeiros. Mas por tudo que há de mais sagrado: pesquise a grafia correta, não invente e sobretudo, NÃO ADAPTE A PRONÚNCIA PARA O PORTUGUÊS NA ESCRITA DO NOME (Dayana, Maicon, Lincon, Deivid, etc).


13)       Não use o mesmo nome em irmãos: A atriz Bárbara Borges resolveu colocar Martim Bem e Théo Bem no nome dos filhos, e a modelo Carol Trentini fez o mesmo: Bento Jacob e Benoah Jacob. Isso é chato. Parece preguiça de pesquisar outro nome, parece falta de criatividade e parece que os pais insistem que um irmão seja cópia/clone do outro. Simplesmente não.

14)       Se você vai usar um nome literal/ hippie, saiba que há muitas opções muito legais e não há nada de ruim em associar o nome de um(a) filho(a) a um elemento da natureza, como animais, flores, frutas, etc. Mas bom senso é fundamental, né? Uma menina chamada Amora, Cereja, etc. tudo bem, mas não vamos migrar para Abacaxi, Banana e Melancia, ok?



Se você passou pelas 14 sugestões sem ter nenhuma dúvida com relação ao nome que escolheu, bata o martelo. Caso contrário, repense. Depois de registrado, arrependimentos gerarão sentimentos ruins e muitos problemas para a troca do nome do bebê, e muitas vezes, não se consegue. Então vale o velho ditado: “Melhor prevenir do que remediar”.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário