terça-feira, 8 de março de 2016

Zínia



Esse texto foi originalmente
publicado no Blog dos Nomes.
Para ler em seu sítio original,


Hoje vou falar sobre um nome muito especial da minha lista. Contendo as seguintes qualidades: raro, sonoro, nome de flor, visto que são tão comuns nomes de flores e a familiaridade com os nomes “Lavínia” e “Virgínia”, por causa de sua terminação -ínia. Não soa esquisito para as pessoas que tendem a ir para um gosto mais trivial. E também começa com uma inicial tão esquecida, a letra Z. Por que será? As pessoas no geral se esquecem de uma letra tão forte e marcante, que não poderia ser a melhor para fechar o alfabeto. Isso pode ser até um ponto a favor, para quem gosta de iniciais menos usadas. Para mim, é um nome, elegante, animado, gracioso, destemido, encantador, único. Inesperado, ainda normal. Floral ainda sólido. Eu amo a imagem que ele provoca.

Zínia é uma forma portuguesa de Zinnia que se originou na língua inglesa.

Sua história foi a partir do nome da flor, que em si foi nomeado para homenagear o botânico alemão Johann Zinn no século XVIII. Zinnia, nome botânico, popularmenteZínia, é um género botânico pertencente à família Asteraceae, são nativas em pastagens que se estendem desde o sudoeste dos Estados Unidos até a América do Sul, com um centro de diversidade no México. Zínia parece ser uma das flores preferidas de borboletas e muitos jardineiros adicionam zínias especificamente para atraí-las. Na linguagem das flores, as Zinnias simbolizam a relembrança, o carinho e a bondade duradoura.

Suas variantes são: Zinnia (inglês raro), Zínia (português), ZinnyaZinya (inglês americano), Cinnia (Húngaro).

Em São Paulo (Brasil) e em Portugal não houve nenhum registro deste nome. O que é uma pena, porém bom para quem quer exclusividade. No ranking dos Estados Unidos ele só aparece depois do número 1000. O que é uma inspiração de criatividade para americanos que gostam de nomes exóticos. Na lista disponibilizada por um site americano, Zinnia está na posição 73º de: “Nomes incomuns de bebê, 100 – sob 100”. Um composto que me chamou atenção em um fórum americano foi Zinnia Sapphire fica uma sugestão, que também pode ser simplificado por: Zínia Safira. Em 2012, o nome Zinnia foi dado a 53 bebês nascidos nos EUA. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
  • 74% é um nome muito bom; 97% feminino; 60% moderno; 89% jovial; 82% natural;
  • 70% delicado; 78% refinado;

Personalidade famosa:

Lady Zinnia Rosemary Judd Denison (1937-1997), equestrienne inglesa; filha de Hugo Denison, quarto e último conde de Londesborough (Reino Unido).

Zinnia é uma escolha floral incomum, com um pouco mais de ponta e energia do que a maioria dos nomes florais.  

Yasmim Paiva. 
(O Blog dos Nomes)



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário