quinta-feira, 24 de março de 2016

Valentim & Valentino


.
De antemão, já deixo claro que acho Valentim infinitamente superior à Valentino, no quesito sonoridade e suavidade. Porém, Valentino é superior à Valentim no quesito força. Valentim é um nome muito mais romântico, associado à cultura espanhola, meigo, doce. Um nome quase literal, já que significa ‘valente’ e numa interpretação mais ampla, “forte, saudável”.

Em São Paulo (Arpen/SP) no ano de 2014, foram 37 registros de Valentim e 31 de Valentin. Acredito que por aqui, ele nunca tenha sido popular, embora tenha ficado conhecido após o estilista Victor Valentim da novela global TITITI. Já em Portugal, no mesmo ano, foram registrados 64 meninos chamados Valentim, o que é bastante expressivo para o tamanho do país.

É um nome que não soa estranho aos ouvidos de ninguém. No Brasil, ele é associado ao santo, São Valentim, e nos países anglófonos, ao Dia de São Valentim, como eles chamam o Dia dos Namorados. Claro que no Brasil, não temos essa associação ao Dia dos Namorados. O dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, e o Valentine’s Day em 14 de fevereiro. Aqui esse negócio passa em branco, e o nome é mais associado a um outro que está em ascensão: Joaquim.

Todo esse romantismo pode agradar a muitas pessoas, mas desagradar a outros, que vêem isso como algo muito meloso. E então, temos a opção Valentino.

Valentino é uma variação do mesmo nome, com o mesmo significado, e bem mais forte e másculo. Perde a associação ao santo e ao Dia dos Namorados, mas mantém a aura do nome. Além disso, tem aquele toque italiano que os brasileiros tanto gostam. Valentino é menos usado em Portugal (5 registros em 2014) e também no Brasil (13 registros). E claramente, num tempo em que Valentina figura sempre no top 10, Valentino não pode soar estranho ao ouvido de ninguém.

Considero ambos nomes internacionais: Valentin (francês); Valentín (espanhol); Valentine (inglês); Valentino (italiano).

Personalidades:
São Valentim (Santo Padroeiro dos Namorados);
Valentino Garavani (Estilista italiano);
Valentino Rossi (Piloto de motociclismo);
Valentino Martin (Filho do cantor Ricky Martin).



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário