terça-feira, 22 de março de 2016

Soraia & Soraya


.

Acho que no Brasil, a primeira coisa que pensamos ao falar/ouvir o nome Soraia/Soraya é na vilã Soraya Montenegro, a vilã da novela mexicana “Maria do Bairro”, exibida umas quinhentas vezes pela SBT nos últimos 15 anos (foi interpretada pela atriz Itatí Cantoral, outro nome que mereceria uma análise minuciosa).

Soraia é a variante portuguesa de Soraya, que é a forma persa de Thurayya, que tornou-se popular na Europa por causa da fama da princesa Soraya, esposa do último Xá do Irã, que se tornou uma socialite europeia. Enquanto a maioria dos sites e livros diz que o significado de Soraya/Soraia é “estrela”, descobrimos com pesquisas mais aprofundadas que na verdade o nome significa “plêiades”, que são um grupo de sete estrelas na constelação de Touro.

O significado é ótimo e cheio de simbologia. As plêiades são nomeadas: Alcyone, Maia, Electra, Merope, Taigete, Celeno e Sterope. Segundo a astrologia,  as plêiades sempre possuíram um importante papel junto à Terra e sua humanidade, por alguma razão maior que ainda desconhecemos. Nesse caso, os adeptos da astrologia não podem ignorar o nome Soraia.

Em São Paulo, foram registradas em 2014, 11 meninas chamadas Soraia e 34 chamadas Soraya. Não é um nome que teve algum tipo de pico de popularidade no Brasil, portanto, sempre foi raro, não pode ser considerado datado, retrô ou vintage. É um nome difícil de classificar já que “moderno” também não é um adjetivo adequado para ele.

Algumas referências: Soraya Raquel Lamilla Cuevas, conhecida como Soraya foi uma cantora, compositora, guitarrista, arranjadora e produtora musical norte-americana de origem colombiana; Soraya Arnelas Rubiales é uma cantora espanhola; Soraya Moraes é uma cantora gospel, compositora e escritora brasileira; Soraia Chaves é uma atriz portuguesa; Soraia Rocha é uma bodyboarder brasileira; Soraia Cals é uma marchand e colecionadora de artes brasileira; 


.

6 comentários:

  1. O significado é lindo! Mas não gosto do nome e nem da sonoridade dele.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho lindíssimo. Meu nome é Soraya Michele e me encanto em saber o que significa, toda a simbologia em torno e a força que ele tem. Minha mãe teve muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  4. Não é comum encontrar uma Soraya. E eu acho lindo o nome e marcante.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. E amo meu nome 😊

    ResponderExcluir