terça-feira, 8 de março de 2016

Rocío

.


Esse texto foi 
publicado
originalmente
autoria de Luinara Menezes.


Rocío é um nome bem conhecido na comunidade espanhola e está na categoria dos nomes literais, já que em espanhol é nome usado para denominar a palavra "orvalho". Este é um dos títulos da Virgem Maria, Maria del Rocío. Em nosso idioma este nome nunca foi muito usado e imagino que também não seja muito apreciado. 

Um dos grandes fatores do nome não ser muito notado e utilizado por nós lusófonos é a terminação pouco comum em nosso idioma. Entretanto, Rosário, nome bem mais comum para nós, também tem a mesma terminação e o mesmo ar espanhol. Sendo assim, o estranhamento com o nome Rocío pode durar por algum tempo mas não é algo permanente.

Sua ligação com a natureza e por ser um nome literal, pode agradar e atrair muitos adeptos ao nome. O orvalho é sempre muito poético, romântico e bucólico, vendo deste modo, o nome pode ter grande potencial para atrair bem mais notoriedade do que ele tem atualmente em nosso idioma.

Como disse antes, o nome Rocío na comunidade espanhola é muito, muito conhecido e há muitas representantes de prestígio na cultura hispânica. Alguma delas são:Rocío Dúrcal, atriz espanhola, Rocío Banquells, cantora mexicana e a atriz e cantora argentina Rocío Igarzábal.



Luinara Menezes.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário