domingo, 27 de março de 2016

Raniero & Ranieri

.
Quem já me conhece ou já leu outros textos meus sabe que eu não tenho preconceito algum com nomes estrangeiros desde que elegantes e escritos corretamente, e tenho uma queda gigantesca por nomes italianos. Então, Raniero não poderia passar despercebido por esse crivo, já que é uma versão italiana de Rayner. Aproveitando a postagem, estou trazendo também uma variante que é usada na Itália, mas é mais conhecida dos brasileiros: Ranieri.

Quanto à origem e significado, como já dito, Raniero/Ranieri são variantes italianas de Rayner, deriva-se a partir do nome germânico Raganhar, composto dos elementos Ragin (conselho) e Hari (exército).
Os normandos trouxeram esse nome para a Inglaterra, onde ele entrou em uso geral na variante Rayner, e depois espalhou-se pela Europa em outros idiomas. Inclusive, o nome do Imperador Nero é um diminutivo conhecido de Raniero.

Em outras linguagens, temos as variantes Raganhar, Rainer, Reiner (germânico), Reinier (alemão); Rayner (inglês); Rain (Estoniano); Reneer, Neer (limburguês); Rainerio, Rainiero (espanhol); Ragnar (norueguês); Rajner (polonês). A Wikipedia italiana dá como variante de Raniero os seguintes nomes: Ranieri, Raineri, Rainerio, Rinieri, assim como as formas femininas Raniera e Rainera.

Raniero d’Elci foi um cardeal florentino, decano do Colégio dos Cardeais, e consultando a Wiki Italiana, trouxemos algumas referências do nome Raniero:

Raniero de Perugia, notário (ca-ca 1245 1185)
Raniero de Ponza, teólogo e místico italiano
Raniero Alliatas Pietratagliata, entomologista e intelectual italiano
Raniero Arsendi, jurista italiano
Raniero Cantalamessa, padre, teólogo e pregador italiano
Raniero Di Giovanbattista, diretor e roteirista italiano
Raniero Fasani, religioso Italiano
Raniero Gnoli, orientalista e historiador da religião nascido na Itália.
Raniero La Valle, jornalista, político e intelectual italiano
Raniero Marescotti, o cardeal italiano
Raniero Monaco Lapio, ator italiano
Raniero Panzieri, político, tradutor e escritor italiano
Raniero Vanni d'Archirafi, diplomata italiano;

Porém, no Brasil, Raniero é um nome pouco conhecido, mas temos alguns exemplares do nome na versão Ranieri. Pelo que se vê, ele é usado por aqui mais como um sobrenome italiano, mas também como nome próprio. Sobrenome, por exemplo, para essas pessoas: Claudio Ranieri, jogador de futebol italiano; Jeff Ranieri, meteorologista americano; Lewis Ranieri, operador de títulos americano; Massimo Ranieri, cantor e ator italiano; Nik Ranieri, animador na Walt Disney Studios; Teodorico Ranieri, cardeal italiano da Ig. Católica.

São Ranieri (ou São Rainerius, em latim), é o santo padroeiro de Pisa. Nascido Rainerius Scacceri a um próspero comerciante e armador de Pisa, ele se tornou um pregador após fazer penitência de sete anos vivendo na pobreza na Terra Santa. Ranieri também é a forma como a Wikipédia traduz o nome de Rainier III, Príncipe de Mônaco.

Podemos citar ainda personalidades famosas com o nome Ranieri: Ranieri Del Pace, pintor italiano do período barroco tardio, principalmente na Toscana; Ranieri de 'Calzabigi foi um poeta italiano e libretista; Ranieri Gonzalez  é um ator brasileiro; Ranieri Mazzilli foi o 25º presidente do Brasil.

Ramon & Ranieri foi uma dupla sertaneja brasileira formada pelos primos Ramon & Ranieri. Ambos, nasceram no estado do Paraná em 1970, onde começaram a cantar ainda na infância.

Outras referências:

Ranieri, bispo italiano
Ranieri Fernando de Habsburgo-Lorena, general austríaco
Ranieri Joseph de Habsburgo-Lorena, vice-rei da Lombardia-Venetia
Ranieri de Bourbon-Duas Sicílias, Duque de Castro
Ranieri del Monferrato, Marquês de Monferrato
Ranieri Alliatas, arcebispo católico italiano
Ranieri Bottacci, político e diplomático italiano
Ranieri Bustelli, ilusionista italiano
Ranieri Clerici, engenheiro, lingüista e Esperanto Italiano
Ranieri de Borgo, Italiano religioso
Ranieri de 'Calzabigi, poeta italiano e libretista
Ranieri del Pace, pintor italiano
Ranieri Ghelardi, jogador de futebol italiano
Ranieri Pontello, empresário italiano
Ranieri Simonelli, arquiteto e político italiano





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário