sexta-feira, 25 de março de 2016

Pia

.
Segundo o Nomes e Mais Nomes, Maria Guedes, autora do Blog Stylista, escolheu o nome Pia para sua filha, “explicando ainda que sabia bem que era um nome pouco comum e que despertava desconfiança”. Portugueses tanto aplaudiram a escolha – por ser inesperada – e outros tentaram alterar para a expectativa de Bullying por causa do substantivo. Se causou estranheza em Portugal, país tradicionalíssimo e católico, imagine no Brasil.

A origem do nome está no latim “piu”, e significa que a pessoa é portadora de “piedade, justiça, benevolência”. Em outras palavras, Pia significa “piedosa”.

Em Portugal, a associação é forte com a Rainha D. Maria I, cujo epíteto de Pia a acompanhou por conta de sua devoção à Igreja. Além dessa, podemos citar Maria Pia de Saboia, uma princesa italiana e rainha consorte de Portugal, durante o reinado do seu marido D. Luís I. Ela era conhecida como “Anjo da caridade” e “mãe dos pobres”, por conta de suas ações filantrópicas. Por essas e outras, Portugal consegue considerar Pia um nome de rainha.

É um nome marcadamente religioso. A piedade é uma característica muito valorizada pela Igreja e a palavra sempre está presente em cânticos e orações. Além disso, existiram os papas Pio (do  I ao X, se não me falha a memória), que não deixa dúvidas. Se a Igreja permitisse papisas, tenho certeza que haveria uma dúzia de Pia.

No Brasil, pouco disso se leva em conta. Se o significado é bonito, se é nome de rainha ou se é marcadamente religioso. Ele é alvo de comentários maldosos por conta da “Pia de lavar louça” ou do verbo “Piar” (ela pia, ele pia). Acredito que precisa de muita coragem e discernimento para usar esse nome para um bebê nascido hoje.

Em Portugal, no ano de 2014, o nome só foi usado em compostos: Maria Pia e Constança Pia




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário