sexta-feira, 25 de março de 2016

Nero

.


Nero: a primeira coisa que penso é o Imperador incendiário de Roma, que embora seja uma história que passou de geração para geração em todos os livros de História conhecidos, está sendo questionada hoje em dia como uma mera difamação política.

Não estamos acostumados a vê-lo sendo usado hoje em dia. Por isso, é um nome ousado e com bastante personalidade. Ele não consta na lista de Portugal como permitido, mas nem como não autorizado, portanto, nada diz que não possa ser usado, ou seja, é um caso omisso. Porém, os portugueses não demonstraram até então interesse em registrar Nero, portanto, ficou obsoleto. Nem brasileiros estão habituados com ele visto que não temos notícias de registros em 2014 ou anos anteriores.

Em Portugal, em 2014, foi registrado um menino chamado Frederico Nero (a lista portuguesa felizmente separa nomes simples de compostos), uma aposta ousada com resultado legal.

Existem duas teorias etimológicas a respeito da origem e significado de Nero: a primeira, seria que ele provem do dialeto Sabino e significa “forte e vigoroso”, que foi incorporado como nome próprio quando da conquista romana; ou então, a segunda opção é que trata-se de um diminutivo de Raniero, que vem do germânico Rayner, juntando vocábulos “conselho e exército” (no caso da Wikipédia italiana, essa é uma das possibilidades). Mas também, consultando a Wiki italiana, descobri que usa-se o nome Nerone, que é como se diz o nome de Nero (o imperador) em italiano, para nós, nesse caso, sem aquela carga da reputação duvidosa do imperador. Nero, na Itália, tem uma divulgação bem pobrinha. 

Para simplificar um pouco, basta dizer que Nero pode ser considerado um nome literal em italiano, pois a palavra Nero quer dizer “negro”. Um significado bem mais interessante e singelo.  

A reputação do imperador Nero deve ter contribuído para a pouca popularidade do nome. Ele era acusado  de ser um tirano maluco e de ter incendiado Roma para ver realizadas novas obras mais esplendorosas. Alguns historiadores recentes desmentiram esses vários mitos em torno do Imperador Nero, mas mesmo assim, a reputação o precede.

Acredito que os brasileiros estão se habituando ao nome Nero, por conta do famoso ator Alexandre Nero, que tem capturado vários papeis interessantes na TV. Claro que nesse caso Nero é sobrenome, mas olhando sem saber, quase dá para acreditar que é um composto. No inglês, temos o sobrenome Niro, usado por Robert de Niro por exemplo, que pode ter a mesma origem. Além disso, Niro é o nome de um personagem de Naruto. Na Wikipédia italiana encontrei ainda Nerón, em espanhol, e Néron, em francês. 

Nero, em síntese, tem potencial para começar a ser usado, a exemplo de outros curtos que estão entrando na moda no Brasil. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário