quarta-feira, 23 de março de 2016

Ilya

.


Um nome adorável e bastante "olímpico" pelos seus vários portadores russos. Contém uma terminação incomum em nome masculinos, a letra "A" no final, como Joshua, Ezra, Luca, Misha, Krishna, etc. Que é vista comumente em nomes femininos. Isso faz com que ele fique mais exclusivo dos que os demais com a terminação habitual. 

Ilya é a forma russa de Elias que é portuguesa.

A partir do nome hebraico אֱלִיָּהוּ ('Eliyyahu) que significa "meu Deus é o Senhor". Ilya era um profeta hebreu do século 9, durante o reinado do rei Ahab e sua rainha, Jezabel. Os dois livros de Reis no Antigo Testamento contam suas façanhas, o que culminou com ele sendo levado ao céu num carro de fogo. Ilya era uma figura popular nos contos medievais, e seu nome foi confirmado por alguns santos iniciais (que são geralmente conhecidos pela forma latina Elias), o nome entrou em uso geral durante a Idade Média. Na Inglaterra medieval era geralmente escrito Elis. Ele morreu em meados do século 16, mas foi revivido pelos puritanos na forma Elijah depois da Reforma Protestante.

Suas variantes são: Ilyas (Árabe), Elijah (Bíblico, Inglês, Hebraico), Elias (Grego Bíblico, Latim Bíblico, Dinamarquês, Inglês, Finlandês, Alemão, Grego, Norueguês, Português, Sueco), Eliou (Grego Bíblico), Eliyyahu (Hebraico Bíblico, Hebraico), Helias (Latim Bíblico), Ilia (Búlgaro, Georgiano), Iliya (Búlgaro), Ilija (Búlgaro, Croata, Macedônio, Sérvio), Elia (Holandês, Italiano), Elian (Holandês), Eelis, Eljas (Finlandês), Élie (Francês), Ilias (Grego), Eliyahu (Hebraico), Éliás, Illés (Húngaro), Ile (Macedônio), Elis (Inglês Medieval, Sueco), Eliasz (Polonês), Ilie (Romeno), Elías (Espanhol), İlyas (Turco).

A sua popularidade é bem escassa no mundo todo. No Brasil, ele não se encontra em rankings como do BabyCenter Brasil e da ARPEN-SP. Em Portugal, também não houve registro nos anos de 2014 e de 2015. Mesmo na Rússia, o nome continua sendo raro. Apenas suas variantes que são populares mundialmente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the name, os entrevistados acham que:
73% muito bom, 85% masculino, 78% clássico, 53% maduro, 54% formal, 70% elegante, 65% natural, 66% maravilhoso, 56% forte, 77% refinado, 56% simples, 77% sério. 

Personalidades famosas:  

• Ilya São Paulo - É um ator brasileiro. É filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Irving São Paulo, falecido em 2006, foi casado com a atriz Patrícia França entre 1995 e 1997.

• Ilya Bryzgalov - Atleta olímpico russo.

• Ilya Ilyin - É um halterofilista do Cazaquistão. Em 2005, Ilyin participou do campeonato mundial para juniores em Busan. Competiu na categoria até 85 kg e estabeleceu um recorde mundial para juniores no arremesso e no total olímpico.

• Ilya Kuvshinov - É um ilustrador russo e comic artista.

• Ilya Repin - Foi um pintor e escultor russo do movimento artístico Peredvizhniki. Suas obras, que eram pintadas dos modos do realismo, continham uma grande profundidade psicológica e exibiam as tensões da ordem social existente.

• Ilya Samsonov - É um goleiro júnior de hóquei no gelo russo. Atualmente, ele está jogando no Metallurg Magnitogorsk do Kotinental Hockey League (KHL).

• Ilya Kovalchuk - É um jogador russo de hóquei de gelo. 

• Ilya Muromets - É um herói popular da Rud 'de Kiev, um Bogatyr (semelhante ao cavaleiro andante) e um caráter de muitos bylinas. Nas lendas ele é muitas vezes caracterizado ao lado do companheiro Bodatyrs Dobrynya Nikitich e Alyosha Popovich.

• Ilya Ehrenburg - Foi um escritor e jornalista ucraniano. Recebeu o Prêmio Lênin da Paz em 1952.

• Ilya Kabakov - É um artista conceitual soviético-americano, nasceu em Dnipropetrovsk, Ucrânia. Ele trabalhou por trinta anos em Moscou, desde a década de 1950 até o final de 1980. Ele agora vive e trabalha em Long Island.  

• Ilya Rostov - É um personagem do romance de Leo Tolstoi, "Guerra e Paz" (War and Peace).

Ilya Bolotowsky - Foi um artista visual e pintor russo do século 20 e líder em estilos abstratos em New York City.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário