domingo, 13 de março de 2016

Hermínia




O nome Hermínia não é mais usado no Brasil nos dias de hoje, embora tenha nomeado muitas mulheres nas primeiras décadas do século passado. Existem duas hipóteses etimológicas para a origem de Hermínia, o primeiro deles, que viria de Herminius, um nome romano de origem etrusca desconhecida, ou então, do grego Hermes, retratado na mitologia como o mensageiro dos deuses.

No estado de São Paulo inteiro, no ano de 2015, nasceu uma única Hermínia (Arpen/SP). Ela com certeza, não poderá reclamar de falta de exclusividade!

Infelizmente, é considerado datado e ultrapassado, demasiadamente associado à outras décadas, à outro século. A variante italiana é Erminia, da qual temos o exemplo de Erminia Borghi-Mamo, soprano italiana;

Algumas referências:

Hermínia de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym (Hermínia Amália Maria), foi a segunda esposa do arquiduque José da Áustria (Joseph Anton Johann Baptist von Österreich-Toskana).

Maria Hermínia Tavares de Almeida é uma cientista política, socióloga e professora universitária brasileira, ex-diretora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, no período de 2008 a 2011.

Hermínia Reuss de Greiz (17 de Dezembro de 1887 - 7 de agosto de 1947) foi a segunda esposa do kaiser Guilherme II da Alemanha. Os dois casaram-se em 1922, quatro anos depois do imperador ter abdicado dos tronos da Alemanha e da Prússia.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário