quinta-feira, 31 de março de 2016

Genevieve

Isabella Sherer (Foto: Divulgação / theblondecherry.com)


Mais uma postagem que preciso dizer que certas línguas estragam nomes lindíssimos. Quem gosta hoje em dia do nome Genoveva? Dificilmente temos alguém. Entretanto, Genevieve, que é o mesmíssimo nome em outro idioma, tem um glamour e um brilho que a versão mais familiar à língua portuguesa jamais conseguirá alcançar.

Genevieve é a forma inglesa do nome Geneviève, que deriva do nome gaulês Genovefa, que provavelmente significa “mulher da tribo”. Geneviève é o nome da santa padroeira de Paris. As variantes do nome são: Genovefa (celta); Geneviève (francês); Genowefa (polonês); Genoveva (português e espanhol), Genoveffa (italiano).

Como referência a este nome temos:

  • Genevieve Morton - modelo sul-africana;
  • Genevieve Gaunt - atriz holandesa;
  • Genevieve Nnaji - atriz, modelo e cantora nigeriana.
  • Genevieve Hannelius - atriz, cantora, compositora, dubladora e fashionista norte-americana;
  • Genevieve Townsend - atriz de teatro e cinema norte-americana.
  • Genevieve Cortese - atriz norte-americana;
  • Genevieve - comédia britânica de 1953.

Como sabemos, Portugal tem uma lista de nomes permitidos e não permitidos. Logo, sendo Genoveva a variante em português, Genevieve não é permitido e nem muito utilizado por lá. Nem no Brasil, na realidade, uma vez que a escrita difere da pronúncia. Não podemos esperar que as pessoas adivinhem a pronúncia correta, “Genevív”, quando está escrito Ge-ne-vi-é-ve.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 97 pessoas chamadas Genevieve, a maioria nascida nos anos 80.  

O que, é claro, é uma pena: Genevieve é para mim, ao lado de Guinevere, por exemplo, um dos nomes mais elegantes que o mundo já inventou. Genevieve imediatamente remete à uma dama finíssima e requintada, educada e culta.




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário