segunda-feira, 14 de março de 2016

Florbela

.

Florbela é um nome com significado literal. Originado no latim, é a junção dos nomes Flor + Bela. É um nome raramente utilizado em Portugal – apenas 4 registros em 2014  - e totalmente desconhecido no Brasil.

Porém, é um nome bastante familiar a qualquer ouvido, já que qualquer pessoa já ouviu nomes semelhantes (Florinda, Fiorella, Flor, Bela, etc.), entre outros com as mesmas iniciais ou mesma terminação.

No Brasil, ele tem desculpa para ser desconhecido, mas em Portugal, todos devem conhecer o nome a partir da poetisa portuguesa Florbela Espanca, a maior referência conhecida desse nome.

Podemos ter uma ideia de quanto Florbela é raro no Brasil dando uma olhada na ferramenta Nomes no Brasil, do IBGE (censo 2010), onde demonstra que apenas 35 pessoas levam esse nome no território brasileiro, dentro do período da pesquisa (aproximadamente o último século todo). 


Acredito que Florbela carregue elegância e ao mesmo tempo, encanto e delicadeza. Além disso, é um nome longo e imponente. Porém, é bastante propenso a apelidos, portanto inadequado a quem não gosta de diminutivos. 




.