domingo, 20 de março de 2016

Eudora


.

Eu me rendo facilmente a qualquer nome terminado com “Dora” e nem precisa ser tão exigente, me rendo indubitavelmente a nomes terminados em “ora”, simplesmente. Acho essa terminação simplesmente maravilhosa. Forte, marcante, cativante, misteriosa. Perfeita para uma mulher dos nossos tempos.  Definitivamente, não é a toa que minha filha se chama Theodora.

Um desses nomes que me cativou imediatamente quando tomei conhecimento dele foi Eudora. Apesar do início um pouco desagradável inicialmente aos meus ouvidos (a mesma inicial de Eunice, Eugênia, nomes que não aprecio tanto), a terminação “Dora” me venceu.

Patrícia Monteiro fez uma publicação sobre Eudora, completíssima, que foi publicada no Blog dos Nomes (leia a publicação aqui). Ela vai ser boa parte da fonte do que vou escrever nesse texto de hoje. Como ela mesmo disse, Eudora é um nome intrigante, charmoso e místico.

Eudora tem origem no grego, e significa “bom presente”, dos elementos ευ "bom" e δωρον (doron) "presente". Ambos os elementos são muito comuns na onomástica grega, sendo que "eu" está presente em Euphrasia, Euphrosyne, Eunice, Eufemia, Eutímio, Evadne, e o segundo também encontrada em Diodoro, Heliodora, Dorotea, Teodoro, Metrodora, Isidoro, Pandora, etc. 

Na mitologia grega, é o nome de uma das híades, ninfas, que eram filhas de Atlas com Plêione. As híades eram sete, e seus nomes são: Ambrosia, Eudora, Ésile, Corônis, Dione, Pólixo e Féio.

Tinham um irmão chamado Hias, que foi morto por um leão. De tanto chorar pela morte de Hias, as híades acabaram morrendo sufocadas em lágrimas. Foram, então, enviadas ao firmamento por Zeus, que as transformou em um aglomerado de estrelas na constelação de Touro. O próprio Hias foi transformado na constelação de Aquário. Devido a estas estrelas estarem mais visíveis durante as estações chuvosas (híades provém de hýein, que significa "chover" em grego), os gregos antigos acreditavam que elas eram mensageiras das chuvas de primavera e das tempestades de outono. A ligação das híades com a chuva vem do fato de se crer que a chuva eram as lágrimas delas por seu irmão.

Eudora é um nome antigo e de uso internacional. O país onde ele mais teve destaque foi Estados Unidos, a partir do final do século XIX. Sua popularidade foi maior no ano de 1923, quando atingiu a posição 71. Com certeza entre os americanos deve ser considerado um nome antiquado, já que não está mais em nenhum top de nomes populares há muito tempo.

Já no Brasil, Eudora nunca teve nenhum pico de popularidade (e me parece que em Portugal também não), nunca fez parte de nenhum ranking de nomes mais usados. Aliás, me parece que trata-se de um nome completamente desconhecido, não fosse pela marca de cosméticos Eudora, pertencente ao grupo Boticário.
De acordo com a marca "o nome Eudora foi escolhido por representar ao mesmo tempo, força e delicadeza, energia e sensibilidade, sendo Eudora a expressão da força do feminino. As características de Eudora vêm desde a origem de seu nome."

Em sua versão masculina, Eudoro (ou Eudoros), encontramos na mitologia grega Eudoro, filho de Hermes e companheiro de Aquiles na Guerra de Tróia, e entre os filósofos egípcios Eudoro de Alexandria.

Eudora na mídia:

Eudora Welty - escritora norte-americana ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973;
Eudora Fletcher - personagem de Mia Farrow no filme Zelig, escrito e dirigido por Woody Allen;
Eudora - personagem dos quadrinhos Charlie Brown (Peanuts);
Eudora - personagem do filme A Princesa e o Sapo, mãe da protagonista Tiana. Foi dublada pela apresentadora Oprah Winfrey;
Eudora Addams - personagem da Família Addams;
Eudora - titulo de um cd do grupo The Get Up Kids;
Eudora - banda de rock da Califórnia;
Eudora - programa de e-mails;
Eudora - asteróide 217 descoberto em 1880 (tem esse nome por causa da ninfa Eudora)

Considero Eudora um nome elegante, charmoso. Gosto muito da terminação -dora, presente também em outros nomes como Isadora, Teodora e Pandora, por exemplo, acho que lhe confere uma certa classe e também feminilidade, graciosidade. Para quem gosta dessa terminação, acho Eudora uma ótima opção, pois é um nome pouco usado e internacional. Sem falar na relação com a mitologia grega, que dá um toque especial, já que Eudora é uma ninfa, ou seja, um espírito natural feminino, leve e  delicado.

Referências.

Eudora. Behind The Name.


Eudora. O Blog dos Nomes. 





.