terça-feira, 29 de março de 2016

Ênia

.

Não é um nome pelo qual eu tenha um sentimento muito bom, ele não é muito apreciado entre brasileiros. Ênia talvez tenha sido usado, mas raramente, em outras gerações, e agora é simplesmente inexistente. Sua variante masculina, Ênio, é mais conhecida e mesmo assim também é raro.

A sonoridade é parecida com nomes como Eugênia, Lênia, Xênia, que não exercem nenhum fascínio nos povos de língua portuguesa, pelo que se nota. Eugênia, dentre todos, acho que é o mais tolerado, mesmo assim, pouco usado.

Quanto à sua origem e significado, Ênia é a forma anglicanizada do nome irlandês Eithne, que significa “âmago, essência, núcleo ou semente”, em gaélico. Essa adaptação fonética tornou-se conhecida através da cantora irlandesa Enya, que possui prêmios diversos em nível internacional. Inclusive, ela tem uma música na trilha de Senhor dos Anéis (May it be). Ênia, sem dúvida, é a maior referência – dentre as raras que possuímos – deste nome.

Ênia Petri, (Enia Emma Petriche Giachetta), foi uma escritora brasileira, conhecida como a autora da primeira telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo Rio de Janeiro, Ilusões Perdidas. Foi casada com o diretor e ator Líbero Miguel Giachetta.


Ênia. Behind The Name.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário