terça-feira, 15 de março de 2016

Emanuel & Emmanuel

.




Um nome que transmite uma forte sensação, devido à sua associação com Cristo, parece ser sagrado. Religioso, porém sem ter uma carga pesada. Nele há um certo poder e uma doçura inigualável. Uma pessoa cristã portadora deste nome, que contém "Deus" como significado, pode se sentir honrada e além de tudo, ganhar o bônus internacionalidade.

Emanuel é a forma sueca, norueguesa, dinamarquesa, alemã, romena, portuguesa, tcheca e croata de Emmanuel que é bíblico, francês e inglês.

A partir do nome hebraico עִמָּנוּאֵל (Immanu'el) que significa "Deus está conosco". Este era o nome predito do Messias no Antigo Testamento. É também um nome profético citado em Mateus 1:23 ("E ele será chamado Emmanuel, que quer dizer, Deus conosco") para se referir a Jesus, o Cristo, por este ter cumprido dezenas de profecias que anunciavam a vinda do Messias, segundo traduções cristãs da Bíblia Hebraica, por estes chamadas de Antigo Testamento. Dentre as traduções, há uma muito conhecida do profeta Isaías, que diz: "Portanto o mesmo senhor vos dará um sinal: Eis que a moça conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emmanuel" (Isaías 7:14). O nome tem sido usado na Inglaterra desde o século 16 na grafias Emmanuel e Emanuel, embora não tenha sido generalizado. O nome tem sido mais comum na Europa continental, especialmente em Espanha e Portugal (nas grafias Manuel e Manoel).

Suas variantes são: Imanol (Basco), Immanuel (Bíblico, Hebraico bíblico, Hebraico), Emmanouel (Grego bíblico), Emmanuhel (Latim bíblico), Manel (Catalão),  Manny (Inglês), Manu (Finlandês, Francês, Espanhol), Manuel (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Grego tardio), Emmanouil (Grego), Emánuel (Húngaro), Emanuele, Manuele (Italiano), Manouel, (Grego tardio), Manolo (Espanhol).

Ranking BabyCenter Brasil (anos e posições): 2009 - 60º, 2010 - 45º, 2011 - 42º, 2012 - 38º, 2013 - 43º, 2014 - 45º e 2015 - 49º. Ranking da ARPEN-SP: em 2014 foram registrados 666 Emanuel e 72 Emmanuel, já em 2015 foram 764 Emanuel e 60 Emmanuel, assim conseguimos ter a ideia que é bastante familiar para os brasileiros. Em Portugal a coisa já é diferente, no ano de 2014 foram 41 Emanuel e 5 Emmanuel e no ano de 2015 foram 33 Emanuel e 4 Emmanuel. Popularidade mundial (ano de 2014) de Emanuel: Croácia 36º, Romênia 42º, Portugal 83º, México 94º, Estados Unidos 331º, popularidade mundial (ano de 2014) de Emmanuel: México 19º, Estados Unidos 165º, Inglaterra 240º e França 241º.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que: 
72% muito bom, 93% masculino, 87% clássico, 73% maduro, 83% formal, 75% elegante, 70% natural, 77% maravilhoso, 76% forte, 77% refinado, 62% simples, 76% sério. 



Personalidades famosas:


Emanuel Biancucchi - É um futebolista argentino que atua como meia. Atualmente está no Ceará.

Emanuel Ortega - É um cantor argentino.

Emmanuel Yarborough - Foi um lutador de sumô e de mma estadunidense.

Emmanuel Lubezki - É um diretor de fotografia mexicano.

Emmanuel Levinas - Foi um filósofo francês nascido numa família judaica na Lituânia.

Emmanuel Sanders - É um jogador de futebol americano.

Emmanuel Adebayor - É um futebolista togolês que atua como atacante. Atualmente está no Crystal Palace. Centroavante fixo com faro de gol, tem como principais armas a velocidade, a habilidade para proteger a bola, o chute e o espírito coletivo.

Emmanuel Mudiay - É um jogador de basquete congolês.

Emmanuel Mounier - Foi um filósofo francês, e o fundador da revista Esprit e raiz do personalismo. As obras deste filósofo influenciaram a ideologia da "Democracia cristã". 

Emmanuel Mas - É um futebolista argentino que joga como lateral-esquerdo no San Lorenzo. 

Emmanuel Collard - É um automobilsta francês.

Emmanuel Bénézit - Foi um historiador de arte francês, editor do "Dicionário crítica" e do documentário "pintores, designers, escultores e escritores".

Emmanuel Radnitzky - Foi um artista modernista, fotógrafo, pintor e anarquista americano que passou a maior parte de sua carreira em Paris, França. Radnitzky, também foi um dos nomes mais importantes do movimento da década de 1920, responsável por inovões artísticas na fotografia. Mudou-se na infância para Nova Iorque e ficou conhecido como "Man Ray".



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário