segunda-feira, 7 de março de 2016

Elias




Elias é uma forma cognata de Elijah. Essa versão é usada no Novo Testamento na língua grega. Elias é formado a partir do nome hebraico אֱלִיָּהוּ ('Eliyyahu) que significa "meu Deus é o Senhor". Ele foi um profeta hebreu no século IX, durante o rei Acabe e a sua rainha, Jezebel. Os dois livros de Reis no Antigo Testamento falam de suas façanhas, que culminam com ele sendo levado ao céu em uma carruagem de fogo.

Elias era muito popular nos contos medievais, e seu nome foi confirmado por alguns santos iniciais, e assim, o nome entrou em uso na Idade Média. Foi revivido pelos puritanos depois da Reforma Protestante.

Variantes: Elis (suecos), Eelis, Eljas (finlandês), Ilias (grego), Helias (Bíblico Latina), Eliou (grego bíblico)

Outras línguas: Ilyas (em árabe), Elias (bíblico), Eliyyahu (Hebraico Bíblico), Ilia, Ilija, Iliya (búlgaro), Ilija (croata), Elia, Elian (holandês), Elie (francês), Ilia (Geórgia), Elias, Eliyahu, Eliyyahu (hebraico), Elias, Illés (húngaro), Elia (italiano), Ilija, Ile (macedônio), Elis (Inglês Medieval), Eliasz (polonês), Ilie (romeno), Ilia, Ilya (russo) , Ilija (sérvio), Elías (espanhol), İlyas (turco);

Trata-se de um dos nomes bíblicos que andam esquecidos nessa geração, embora em outras gerações encontre-se bastante difundido pelo mundo, sendo uma das grafias mais internacionais que se pode encontrar para esse nome (escreve-se da mesma forma que em português na Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Inglaterra e Noruega). Outras versões bastante conhecidas do nome são Elijah (países anglófonos) e Ilia (Bulgária, Geórgia e Rússia).



Na grafia Elijah, sabe-se que Elijah Woods é o nome do ator que interpretou o personagem Frodo Bolseiro, na Trilogia do Senhor dos Anéis (J.R.R Tolkien). A sonoridade de Elias é agradável e melódica. Em Portugal, Elias foi registrdo apenas 20 vezes, enquanto em São Paulo, no ano de 2014, ele não consta na lista de nomes mais utilizados. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário