domingo, 6 de março de 2016

Décio


 Décio é um nome que nunca foi extremamente popular no Brasil, mas que tinha uma certa notoriedade há muito tempo atrás. Agora, é um nome esquecido num baú e bem empoeirado.

Considerando as pesquisas etimológicas, Décio é um nome que derivou do nome latino Decius, que provém da palavra “decem” que significa “dez”. Então, por interpretação poderíamos dizer que Décio significa “décimo”. E inclusive, era usado pelos antigos romanos para nomear o décimo filho.

Uma das maiores referências é o romano Caio Méssio Quinto Trajano Décio, que tinha vários nomes e por algum motivo parece que era importante ter Décio em último, imperador romano entre 249 e 251 d. C. Esse nome não tem relação com Délcio, que tem origem em outro elemento latino e significa “de Élcio”.

No estado de São Paulo, aparece 1 registro de Décio em 2015 (Arpen/SP) e nenhum no ano anterior. Provavelmente, a pouca popularidade se deva não só ao fato de estar ligado à gerações passadas, mas pela famigerada piadinha da família Pinto, que todo brasileiro conhece.

Algumas referências:

Décio Esteves – jogador de futebol brasileiro;
Décio Freitas - jornalista e historiador brasileiro;

Décio Góes - político brasileiro.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário