sexta-feira, 18 de março de 2016

Dário & Dario

.
Dário é a forma italiana de Darius, que é a forma romana de Δαρειος (Dareios), que era a forma grega do nome persa Dārayavahush, composto dos elementos persa Daraya (possuir) e Vahu (bom). Três antigos reis da Pérsia tinham esse nome, incluindo Dario, o Grande, que invadiu a Grécia, mas foi derrotado na Batalha de Maratona. Ele nunca foi muito comum em nenhuma língua, mas sempre esteve presente de modo moderado.

Outras línguas: Dareios (em grego antigo), Darayavahush (persa antigo), Darius (bíblico), Dareios (grego bíblico), Daryawesh (Hebraico Bíblico), Darius (Bíblico Latina), Darius (Inglês), Darijus, Darius (Lituânia), Dariush, Daryush (persa), Dariusz, Darek (polonês), Darius (romeno), Darío (Espanhol)

O nome tem duas escritas semelhantes, Dario e Dário, mas as pronúncias são diferentes. Dario tem a sílaba tônica no “i” enquanto Dário, obviamente, tem a silaba tônica acentuada. Dário teve 29 registros em Portugal no ano de 2014, e nenhum registro contabilizado no Brasil (estado de São Paulo).

Personalidades:

  • Dario foi nome de vários reis importantes da Pérsia, onde se destaca Dario I, o Grande;
  • Dario Argento - diretor e produtor de cinema italiano;
  • Dario Conca - jogador de futebol argentino.
Dário ou Dario não é um daqueles nomes populares que encontramos todos os dias, mas poderia bem ser, pela sua disposição histórica e marcante. Associo imediatamente aos reis persas e isso é um ponto positivo. 

.

2 comentários:

  1. Gosto de Dário, é bem bonito, mas com o acento sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Quero colocar o nome DARIUS no meu filho. Só estou em dúvida se ponho ou não o acento, pois quero que a sílaba tônica seja a 'DA'. Alguém pode esclarecer melhor? Obrigado.

    ResponderExcluir