sábado, 12 de março de 2016

Cheyenne (Chaiane)



;


Cheyenne é um nome derivado da palavra da etnia Dakota que significa “oradores vermelhos”. Este é um nome nativo americano das Grandes Planícies. O nome foi dado supostamente à Cheyenne pela Dakota por que sua língua não estava relacionado com a própria. 

Por isso, um significado alternativo seria “pessoas que falam outro idioma o qual não podemos compreender”. Como nome próprio, tem sido usado desde a década de 50, em inglês. Uma variante é o nome Cheyanne.

Entretanto, no Brasil, ele acabou virando Chaiane, e outras variações semelhantes, para adequar a grafia à pronúncia. Obviamente, para americanos, esse é um nome indígena que deve ser motivo de orgulho, mas no caso brasileiro, não temos muita ligação com as tribos indígenas norte-americanas. 

Além disso, para fazer com que o nome ficasse inteligível em português, as pessoas mudaram a grafia, incluindo outras variações como Shaiane, Shayani e outros. Isso nunca é muito bom. Por exemplo, a participante do Big Brother Brasil que apresentava-se com o nome artístico Xaiane, na verdade se chamava Cristiane Dantas (?). É realmente incrível. 

Uma portadora famosa é a jovem cantora Cheyenne Kimball. "Cheyenne" é o título de uma música de Jason Derulo.

Cheyenne também foi o nome da filha de Marlon Brando com a atriz taitiana Tarita Teriipaia. Ela acabou se suicidando aos vinte e cinco anos de idade.

Na verdade, Chaiane e variações não são nomes que eu recomendaria para uma criança nascida nos dias de hoje. Entretanto, para as várias pessoas que já o possuem, é legal saber que existe e tem um significado legal, e uma associação com a cultura dos indígenas norte-americanos. 


.