sábado, 12 de março de 2016

Cheyenne (Chaiane)



;


Cheyenne é um nome derivado da palavra da etnia Dakota que significa “oradores vermelhos”. Este é um nome nativo americano das Grandes Planícies. O nome foi dado supostamente à Cheyenne pela Dakota por que sua língua não estava relacionado com a própria. 

Por isso, um significado alternativo seria “pessoas que falam outro idioma o qual não podemos compreender”. Como nome próprio, tem sido usado desde a década de 50, em inglês. Uma variante é o nome Cheyanne.

Entretanto, no Brasil, ele acabou virando Chaiane, e outras variações semelhantes, para adequar a grafia à pronúncia. Obviamente, para americanos, esse é um nome indígena que deve ser motivo de orgulho, mas no caso brasileiro, não temos muita ligação com as tribos indígenas norte-americanas. 

Além disso, para fazer com que o nome ficasse inteligível em português, as pessoas mudaram a grafia, incluindo outras variações como Shaiane, Shayani e outros. Isso nunca é muito bom. Por exemplo, a participante do Big Brother Brasil que apresentava-se com o nome artístico Xaiane, na verdade se chamava Cristiane Dantas (?). É realmente incrível. 

Uma portadora famosa é a jovem cantora Cheyenne Kimball. "Cheyenne" é o título de uma música de Jason Derulo.

Cheyenne também foi o nome da filha de Marlon Brando com a atriz taitiana Tarita Teriipaia. Ela acabou se suicidando aos vinte e cinco anos de idade.

Na verdade, Chaiane e variações não são nomes que eu recomendaria para uma criança nascida nos dias de hoje. Entretanto, para as várias pessoas que já o possuem, é legal saber que existe e tem um significado legal, e uma associação com a cultura dos indígenas norte-americanos. 


.

22 comentários:

  1. Aahh o meu é um dos variantes, Shaenny, eu gosto e eu recomendo!!!🤗🤗

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Chaiane, eu gosto só pelo fato dele ser tão diferente dos outros, eu não gosto de ser igual aos outros por isso amo meu nome

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é ama grande variante, Chaianny. Amo meu não teria nome melhor para minha pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Thifany Schaiane e acho incrível ter um nome diferente cheio de personalidade.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome e cheyenne e adorei ver o significado dele.Pois até então nunca tinha pesquisado.😍😍

    ResponderExcluir
  6. Agora eu vi que não sou só eu q tenho esse nome rsrs legal

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e chaiany pois me chamam de chau chai e etc

    ResponderExcluir
  8. Adorei, saber o significado do meu nome Chayenne... Bom demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Chayenne também, esse escrita é bem difícil de achar...

      Excluir
  9. Adorei saber o significado do meu nome😍 me chamo Chaiene, gosto desse nome pois é diferente e raramente vemos, somente pela internet.. No dia de hoje, 20 de abril, é de muito orgulho saber que temos um nome de origem indígena😍😍

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é chaiane..e amo esse nome .me sinto única.. obrigada mãe pela escolha kkk

    ResponderExcluir
  11. O nome da minha filha é SHAIENNY , amei saber

    ResponderExcluir
  12. O meu não mudou Ficou Cheyenne. Gosto muito do meu nome!

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Chariany,nunca encontrei ninguém com esse nome.❤️

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Schaiana e eu gosto muito🥰

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é chaiane e minha irmã gêmea se chama chaine, Eu amo meu nome.

    ResponderExcluir
  16. O meu é Cheyenne mesmo

    ResponderExcluir
  17. O meu é Cheyenne mesmooo😍😍😍😍

    ResponderExcluir