sábado, 26 de março de 2016

Caetano: o filho do ator Ângelo Paes Leme





Confesso que eu tive que ir para o Google primeiro para lembrar quem é Ângelo Paes Leme, mas depois que minha memória foi recuperada, lembrei que ele é um bom ator e é bem conhecido em termos gerais. Ele é casado com a também atriz Anna Sophia Folch, e tem um filho de quatro anos, chamado Caetano.

O nome do seu filho chama a atenção pela raridade: Caetano não entra nem remotamente na lista anual do BabyCenter, e teve apenas 86 registros em São Paulo em 2015 (Arpen/SP), um registro a menos que no ano anterior. É um nome que, entretanto, tem muito potencial para se tornar popular no futuro, uma vez que muitas pessoas estão gostando dele e cogitando colocar em suas listinhas.

O fato de um famoso usar pode potencializar e apressar esse processo. Acredito que Caetano tenha vindo na onda do sucesso de Benjamim, Joaquim, Benício e outros nomes desse estilo. Embora diferentes na origem, eles aparentemente agradam ao mesmo público.

Não é para menos: Caetano é daqueles nomes recuperados de um passado razoavelmente distante, e que ganha uma tonalidade moderna e despojada. É um nome longo, conta com sete letras, e por isso passa a impressão de força e masculinidade, embora não sustente uma sonoridade agressiva.

Caetano é a forma portuguesa de Caietanus, que significa “de Caieta, habitante de Caieta” (agora chamada de Gaeta), uma cidade antiga na Itália, seu nome deriva de Kaiadas, o nome em grego do local onde os prisioneiros eram executados, ou então a partir de Caieta, o nome da enfermeira de Enéias.

Em outros idiomas temos: Kajetán (tcheco), Gaëtan, Gaétan (Francês), Kayetan (Germânico), Cajetan(História), Kajetán (Húngaro), Gaetano (Italiano), Caietanus (Latim), Kajetan (Polonês), Kajetán (eslovaco),Cayetano (espanhol);

É estranho que esse nome nunca tenha sido muito popular no Brasil, visto que temos uma grande personalidade com o nome, Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso), cantor, compositor, produtor e escritor brasileiro, um dos pilares do tropicalismo e considerado um dos maiores artistas brasileiros. Eu não gosto nada de Caetano Veloso, confesso, em termos de música – não faz meu estilo – mas amo o nome e usaria sem problemas.

O fato de Ângelo Paes Leme escolhê-lo para seu filho pode sim aumentar o número de registros, justamente por consolidar o gosto daqueles que já tem simpatia pelo nome mas ainda estão inseguros, ou ainda, encorajar aqueles que tem vontade mas pouca coragem de usar nomes menos populares.




.