segunda-feira, 21 de março de 2016

Betina

.
Publicado primeiro no
Blog dos Nomes.



O que falar de um dos meus nomes preferidos de todos os tempos? Esse nome mexe com o meu coração, e é muito intensa essa ligação. Sendo um forte candidato para nomear uma filha. Acho além de lindo, elegante, “mágico”, vintage, nem curto e nem longo, ótimo para compostos, não preciso citar mais elogios, não é? Afinal, não quero que fique popular. Percebe-se que me é bastante especial.

Betina é a forma portuguesa de Bettina que é alemã e italiana, a sua única variante.

Betina tem duas hipóteses de significados, pode provir do alemão Bettina que é um diminutivo de Elisabeth. Ou pode provir do italiano Bettina que é um diminutivo deBenedetta. Podemos constatar uma coisa, que de certeza é um diminutivo em ambas as hipóteses. Com Elisabeth o significado é "meu Deus é um juramentoou talvez "meu Deus é abundância". Já com Benedetta significa “abençoada”. Ambos os significados são ótimos e ligados a Deus, há um pouco de religião, visto queElisabeth é um nome presente na bíblia. Elisabeth é a esposa de Aaron (Antigo Testamento) e mãe de João Batista (Novo Testamento).

No Brasil a popularidade não ocorre, ficou visível na novela Malhação na 12ª temporada, a do ano de 2005, onde teve uma protagonista Betina Sorrento interpretada pela atriz Fernanda Vasconcellos. Atualmente, não está no ranking do BBC dos 100 nomes mais colocados do ano passado. Em 2014 no estado de SP, foram registradas 85 meninas, e 14 com a grafia Bettina. Em Portugal também é super incomum, em 2014 não teve registro nem com a grafia simples e nem com a grafia original. 

No EUA o nome também é incomum, a maior popularidade foi no ano de 1965 na posição 718º, daí se vem o quanto é raro. Na Suíça, o nome é mais usado. A maior popularidade foi no ano de 1976 na posição 39º. Na Hungria, o nome é mais contemporâneo, em comparação aos outros países e a sua maior popularidade foi no ano de 2003 na posição 57º. E sem rankings, mas por pesquisas, podemos encontrar algumas famosas de Filipinas, então creio que seja comparada a Hungria nesse caso.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
74% muito bom, 98% feminino, 61% clássico, 64% jovem, 61% formal, 74% elegante, 53% natural, 80% maravilhoso, 59% delicado, 78% refinado, 54% simples, 64% sério;

Personalidades famosas:
  • Bettina Carlos – atriz de Filipinas;
  • Betina Ocampo – estilista de Filipinas;
  • Betina Krahn – escritora americana;
  • Bettina Zimmermann – atriz alemã.


Yasmim Paiva.




.

2 comentários:

  1. O nome Betina é perfeito, só achei desnecessário comentar sobre a relação (remota) deste nome com religião. Sério, odeio nomes que são ligados a religião.
    E aliás não tem nada haver uma coisa com a outra, o nome da personagem citada é Isabel, só é Elizabeth na versão em inglês, e tanto faz se Betina é o diminutivo desse nome, pra quê dar uma informação TÃO desnecessária assim?
    Fiquei até com recio de dar esse nome ao meu bebê e lembrar dessa tal de Isabel sempre que me dirigir á ele.

    ResponderExcluir