quarta-feira, 23 de março de 2016

Assis

.

Nome, Sobrenome, nome geográfico. Para nós, brasileiros, é um sobrenome, mas que para os portugueses, é um nome próprio. Assis. 

Embora eu não goste muito de nomes que sejam usados como sobrenome – salvo exceções – Assis naturalmente é uma opção disponível para pais/mães que queiram usá-lo para nomear seu filho.

Disse que ele é um nome geográfico, pois ele é associado à cidade de Assis, na Itália. O nome da cidade vem do latim asisium, de origem incerta, embora especule-se que significa “cidade do falcão”. 

Portanto, um nome que tem significado que remete também à natureza e uma alternativa viável para quem tem ligação com animais.

A cidade de Assis é famosa pelo nascimento de São Francisco de Assis, que por sua vez, fundou lá a sua Ordem dos Franciscanos, e Santa Clara de Assis, sua amiga e contemporânea, fundou a Ordem das Clarissas. Francisco e Clara são nomes muito mais populares, mas Assis não tem a mesma conotação.

Assis, portanto é um nome que está ligado a uma simbologia religiosa forte. Foi registrado apenas 1 menino chamado Assis no estado de São Paulo no ano de 2015 (Arpen/SP). Assis é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, e talvez por isso dificulta ainda mais o seu uso como nome próprio.

Consulte mais em:

Asis. Behind The Name.

Assis. O Blog dos Nomes. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário