segunda-feira, 21 de março de 2016

Alfredo

.
Alfredo é um nome que dificilmente entraria na minha lista, e foi preciso um pouco de inspiração e pesquisa para fazer esse texto. Escrever sobre um nome que gostamos muito sempre é mais fácil, e daqueles que não somos muito fãs é mais complicado estabelecer uma visão imparcial.

Pelo número de registro que temos no Brasil, é de se supor que não sou apenas eu que tenho resistência à ele. Alfredo teve apenas 20 registros em SP em 2015 (Lista da Arpen/SP). No ano anterior, a lista não computou nenhum registro. É um nome esquecido pelos brasileiros, exceto por um ou outro personagem idoso nas novelas, e pelo famigerado comercial de papel higiênico (com o mordomo Alfredo, para quem não se lembra).

Mas essa realidade não se repete em outros países. Na Suécia, Alfredo ocupa a 29ª posição no Ranking dos nomes masculinos mais usados, o equivalente à Benjamim, segundo o ranking nacional do Baby Center Brasil 2015. Isso dá margem para que ele seja reconhecido internacionalmente e possa voltar a ser usado em terras lusófonas.

É provável que Alfredo derive do germânico adalfrid, composto por adal (nobre) e frid (paz), que depois resultou no latim medieval Alfredus. De acordo com o Behind the Name, pode também derivar do Inglês Medieval Ælfræd, composto pelos elementos ælf (elfo) e ræd (conselho). 

Assim sendo, Alfredo pode significar “nobre pacificador” ou “conselho dos elfos”, este último significado muito mitológico e envolto de uma mística digna do seu uso pelo Tolkien (inclusive, um dos diminutivos, “Fredo” é bem parecido com “Frodo”). Gosto bem mais do segundo significado e intimamente adoraria que esse fosse o legítimo. Até consideraria a mudar minha opinião sobre o nome.

Diminutivo: Fredo (Italiano)
Forma feminina: Alfreda (Italiano)
Outras línguas: Ælfræd (Anglo-saxão), Alfred (dinamarquês), Alfred (holandês), Alfred, Alf, Alfie (em Inglês), Alfred (francês), Alfred, Fred (Alemão), Alfred (húngaro), Alfredas (Lituânia) , Alfred (norueguês), Alfred (polonês), Alfred (sueco)


Alfredo. O Blog dos Nomes. 

Alfredo. Wikipédia. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário