domingo, 21 de fevereiro de 2016

Yves

O DJ Yves V
Esse texto foi originalmente
publicado no Blog dos Nomes, de
autoria de Yasmim Paiva.
Para ler o texto no sítio 
original, clique aqui.


Hoje, eu venho mostrar para vocês mais um nome internacional e curto. Sendo carismático, descontraído, relaxado, alegre, incomum. Lembro-me bem, quando foi a primeira vez que vi esse nome. Em meados de 2011, estava eu, em uma aula de matemática não muito interessante (gostava mais de estudar línguas). Havia um jornal que percorria pelos alunos na sala (tinha ordem para ler o jornal tão querido). Quando chegou a minha vez, me deparo com uma publicidade de um DJ chamadoYves de seu show em minha cidade. Não quis nem saber da festa dele, nem de quem era ele, mas quis saber de seu nome. No mesmo momento, automaticamente pensei: “Que nome legal e interessante!”. Desde então nunca saiu da minha listinha de possíveis nomes para um filho.

Yves é uma forma medieval francesa de Ivo que se originou na Alemanha. (Este sendo aceito em Portugal). 

Sendo um nome popular de uma árvore da família Taxáceas, este nome significa "teixo". Yves era o nome de dois santos franceses. Um era o bispo do século XI de Chartres e o outro era um pároco do século XIII e advogado, também conhecido como Yves Hélory de Kermartin (1253-1303), o santo padroeiro da Bretanha. 

Suas variantes são:
Ivo (Português, Italiano, Tcheco, Alemão Antigo), Iwo (Polonês), Ives (Histórico),Yvo (Alemão e Holandês), ErwanErwann (Bretão). Sendo Yvon um diminutivo comum.

No ranking da Holanda de 2014 o nome subiu está na posição #347. Comparado aos anos anteriores nas seguintes posições: 2013 (#418), 2012 (sem registros), 2011 (#418), 2010 (#460) e 2009 (#454). Podemos ver que, entre 2009 e 2014, o nome subiu 107 posições. Cada vez entrando mais no gosto dos holandeses. 

Um famoso estilista francês fez um papel importantíssimo. Além de criar bolsas, acessórios, roupas, etc. Com o seu nome sendo a sua marca. Ele fez com que o mesmo desse um impulso, este era: Yves Saint Laurent. Com a sua famosa marca YSL, tão desejada por milhares de mulheres. Fazendo com que seu nome se tornasse ainda mais internacional e reconhecível.

Personalidades famosas:
  • Yves Saint Laurent: já referido, foi um estilista francês e dos nomes mais significativos da alta-costura do século XX;
  • Yves de Kermartin: foi um pároco e advogado bretão;
  • Yves de Chartres: foi um bispo francês de Chartres;
  • Yves Larock, cantor suíço; 
  • Yves Deruyter, Dj bélgico;


Yasmim Paiva.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário