segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Yulia

.
Texto originalmente publicado
no Blog dos Nomes, para acessar
o texto original, clique aqui


O nome que escolhi infelizmente não é aceite em Portugal, por ser bastante estrangeiro e por já ter uma variante usável na língua portuguesa. Mas como eu sou uma fã de carteirinha de nomes russos, poloneses, eslovenos, etc. Não pude deixar de estrear, descrevendo sobre um dos meus nomes preferidos de todos os tempos.
Apresento a vocês: Yulia

Este nome me encanta desde a adolescência, eu não lembro bem onde escutei ou vi pela primeira vez, mas desde então ele se tornou especial para mim. É o meu nome preferido com a inicial Y. Um nome curto, muito bom para compostos. E na minha humilde opinião muito mais bonito do que Júlia, tão popular no Brasil. Sendo Júlia, uma variante, visto como um nome atemporal e que agrada boa parte da população brasileira.

Suas variantes são:

Iulia (Romano Antigo), Júlia (Português), Giulia (Italiano), Yuliya (Bulgáro), Julija(Croata), Julia (Espanhol), Julie (Francês), JulietJules (Inglês), Iúile (Irlandês),Juliska (Hungaro), Julita (Polonês).

Segundo o ranking não oficial do Babycenter Brasil, Júlia junto com Giulia vem então desde 2009, 2010, 2011 em 1º lugar, 2012, 2013 caindo para 2º lugar e 2014 caindo para 3º lugar. A variante Giulia (que no anos 2007, 2008 e 2009 também foi a mais registrada da Itália).

Para quem não sabe, há muitos nomes que só mudam o Y e o J, como Juliana/Yuliana, Jasmim/Yasmim, Jelena/Yelena, etc. Na Itália não há letra J, por isso que suas variantes são substituídas pela letra G, o que deixam mais atrativas (a meu ver) e para os amantes de nomes italianos.

Personalidades famosas:
  • Yulia Volkova, cantora russa do grupo t.A.T.u;
  • Yulia MacLean, cantora russa;
  • Yulia Tymoshenko, uma política ucraniana;
  • Yulia Lipnitskaya, uma patinadora artística russa;
  • Yulia Putintseva, uma jogadora de tênis russa;
  • Yulia Zagoruychenko, atual campeã de dança Latin World;
  • Yulia Viktorovna, atleta olímpica da União Soviética;
  • Yulia Rachman, atriz da Indonésia;
  • Yulia Alipova, Miss Rússia;
  • Yulia Brodskaya, artista ilustradora russa.

Autora: Yasmim Paiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário