quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Vitorina

.


Na lista divulgada pela Arpen/SP, em 2014, haviam 2996 nascimentos de Vitória e 504 de Victória; Já em 2015, foram 513 Victórias somadas a 2036 Vitórias. Ufffa! É realmente, muita Vitória! Isso em apenas dois anos, desconsiderando todas as Maria Vitória, Maria Victória, Ana Victória, etc. etc. etc e pior: Apenas em um estado do Brasil, imagine multiplicando isso por 27 estados brasileiros.

E ainda, dadas as tendências, parece que toda essa exagerada popularidade não vai diminuir, pelo menos de modo abrupto ou considerável. Assim, talvez, uma alternativa ao nome Victória/Vitória é Vitorina, que tem o mesmo significado e ainda, vem com a terminação de Valentina.

Está certo que Vitorina não é o mesmo nome, tem outro estilo, e não são todos os que gostam de Vitória vão gostar dele. Mas é uma versão mais antiga que pode ser recuperada. Como referências, com outra grafia, podemos citar Victorina Welcome, uma atriz italiana, falecida em 1965, e Vittorina Vivenza, atleta italiana.

É até relativamente fácil achar referências da versão masculina desse nome, mas da versão feminina é muito difícil. É curioso ver que as mesmas pessoas que gostam de Vitória e de Valentina, não gostam ou não descobriram Vitorina. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário