terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Peregrina

Saoirse Ronan, atriz que interpreta Melanie/Peregrina 


Acabei de ler o romance “A Hospedeira”, da Stephanie Meyer, e também assisti o filme. É claro que o filme deixa muito a desejar, mas gostei dele principalmente pela escolha dos atores, exceto pelo “segundo corpo” da Peregrina. Minha personagem favorita, mesmo quando ela ocupa o corpo de Melanie e as duas dividem a cabeça, é Peregrina. E isso, é claro, fez aliar minhas duas paixões: livros e nomes próprios.

Passei a pensar sobre o nome Peregrina, e achei que ele merecia uma postagem.

Aqui vai a sinopse do livro:

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos “selvagens” que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a “alma” invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Sobre o livro: leiam. É ótimo. Sobre o nome: bom, Peregrina é a forma feminina de Peregrino / Peregrinus, comumente usada na Espanha. Peregrinus é a forma latina de Peregrine, nome inglês (que possui a variante Pellegrino, em italiano). Em latim, o nome significava “viajante”, e foi o nome de vários santos iniciais. Logicamente, hoje em dia damos outra conotação à palavra: uma pessoa que peregrina em busca em alguma coisa, que faz peregrinações religiosas, etc.

Nos vários dicionários disponíveis na Internet, Peregrina tem significados semelhantes: É a pessoa que anda de um lugar para o outro com objetivo de encontrar ou descobrir algo que ainda está oculto; Aquele que percorre um caminho de busca por algo espiritual; Peregrinar, como verbo, seria: Viajar, andar longamente por lugares vários e distantes. Ir em romaria.

No livro, a personagem vive oito vidas em oito mundos diferentes. Ela não se adapta a nenhum deles, até chegar para a sua nona vida, na Terra. Por isso, ela é chamada de Peregrina, por ter andado por tantos planetas até chegar ao dos humanos. No livro, os personagens humanos mencionam que seu nome é muito difícil, então, a chamam de “Peg”.

Não encontrei nenhuma referência de pessoas reais para falar desse nome, e suponho que Peregrina não seja usado há séculos. Mas Stephanie Meyer desencavou bem  essa preciosidade, pois acho tão bonito e cheio de simbologia. Não sei se seria viável seu uso em português nos dias de hoje, mas de algum modo, achei extremamente místico e com uma aura poderosa, endeusada, espiritual.


Quem sabe em um futuro distante? 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário