sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Nicol

.
Texto publicado no Blog dos Nomes,
de autoria de Roberta Aguiar.
Para acessar o texto original, 

Dia desses eu estava a procura de um nome ‘novo’, que eu ainda não tivesse ouvido nas rodas de conversa onomásticas, que me agradasse a ponto de poder registrar em um filho/a e que tivesse ao menos um registro no ano de 2014 em Portugal, de modo que me ficasse claro que ao menos alguém o considerasse utilizável (não que isso me afete, era somente a regra para encontrar esse nome). E eis que, para minha satisfação, encontrei um nome que me captou a atenção, preencheu os quesitos, e muito me interessou: Nicol.

Variante masculina escocesa de Nicholas, Nicol é também a sua forma feminina em checo.

Nicholas tem origem no grego Nikolaos, que significa 'vitória do povo'. São Nicolau, o maior expoente do nome, era um bispo do século 4 que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Ele é o santo padroeiro das crianças e é a base formadora da figura conhecida como Santa Klaus (Papai Noel ou Pai Natal), que traz presentes de natal. O nome foi utilizado por cinco Papas e dois czares.

Não encontrei nenhuma personalidade com o nome Nicol, apenas como sobrenome/apelido.

Recebeu em 2014 três registros em Portugal, 2 femininos e 1 masculino, de crianças de provável origem estrangeira, já que o nome não é permitido.

Variantes permitidas em Portugal: Nicola e Nicolau (masculinas), Nicole e Nicoleta (femininas), já sendo objeto de recusa Nico, Nicol, Nicola (F), Nicolai e Nicolás.

Das variantes não citadas na listagem, me chamaram a atenção:
Masculinas: Nikolaos (grego), Nikica, Niksa (croata e sérvio), Mikolás (checo), Klaus, Niels (dinamarquês), Kai, Klaus (línguas do norte), Klaas, Niek (holandês), Niilo, Launo (finlandês), Col (inglês medieval) Nils (norueguês), Nioclás (irlandês).
Femininas: Nika (croata e esloveno), Klasina, Nicoline (holandês), Nikki (inglês), Colette, Coline, Nicolette (francês), Nicolasa (espanhol).

Já estavam em minha lista de favoritos Kai, Klaus e Nilo, e muito me agrada Nicolette, Klasina, Nico e Klaas.

Para quem procura (e pode registrar) um nome pouquíssimo utilizado, gosta de nomes unissex e curtos, e com ar internacional, penso ser uma boa opção. Considero um nome despojado, despretensioso e jovial. Alguns podem considerar que falta 'algo', pela terminação em 'ol', além do hábito com Nicole e Nicolau, mas talvez aí mesmo resida a graça do nome.

Roberta Aguiar, O Blog dos Nomes. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário