terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Mia



Segundo o Behind The Name, Mia é um diminutivo escandinavo, holandês e alemão de Maria. Porém, a palavra Mia também coincide com a tradução para o italiano da palavra “minha”, um detalhe que não pode ser ignorado. Em espanhol, ele é grafado com acento, Mía.

Foram registradas 29 meninas chamadas Mia em São Paulo, o que eu considero uma ousadia imensa por conta do verbo “Miar” (ela Mia, a gata Mia...) que dificulta o uso desse nome no Brasil.

Algumas pessoas podem encarar Mia como um nome curto demais para ser considerado nome próprio. Assim, quem gosta mas não arrisca, pode com certeza usá-lo como coringa para nomes compostos. Na lista da Arpen/SP, cinco pais/mães solucionaram o problema das três letras inserindo um h: Miah. Não acho recomendável, por que uma vez que Eloah e Mariah lêem-se “Eloá” e “Mariá”, automaticamente remete à Miá.

Por outro lado, Mia é tão curto quanto Lis, e esse teve 105 registros na lista de São Paulo, ao lado de 213 Liz. Então, se as pessoas gostam tanto de Liz/Lis, por que não podem gostar de Mia, com as 3 letrinhas célebres? Ou então, podemos ser ainda mais pragmáticos e dar o exemplo de Ana, que tem 3 letras e é um clássico atemporal, usado em nada mais nada menos que 19575 crianças em São Paulo no ano de 2015 (levando em conta simples e compostos somados).

Quando a parecer com o verbo Miar, é bastante relativo, afinal, gatos não são bichos ruins e Miar não é uma coisa ruim também. Além disso, Sara também é uma conjugação do verbo “sarar” e ninguém liga. Tem a Clara, por exemplo que é sempre irmã da Gema. Mas sempre é bom colocar na balança o quesito bullying, e ver se realmente vale a pena arriscar, afinal, não são todas as crianças que desenvolvem-se seguras o suficiente para não desenvolver traumas ou transtornos de personalidade quando são vitimas de chacota pelos colegas.

Mia é um nome muito conhecido internacionalmente. Segundo o Behind The Name, ele esteve na 6ª posição dos nomes femininos mais registrados nos Estados Unidos no ano de 2014, e se  mantém no top 10 deste país desde 2009! É uma popularidade equivalente à Isabella no Brasil.

Myia, aportuguesado para Mia, era a filha de Pitágoras e Teano, uma filósofa pitagórica e poetisa, e foi casada com Milo de Crotona. Ela é citada por Clemente de Alexandria na obra Stromata e por Jâmblico no escrito Vida de Pitágoras.  Myia, do grego, significa “mosca”.
Algumas referências:

Mia Doi Todd, música e cantora americana;
Mia Farrow, atriz americana;
Mia Jerkov, jogadora de vôlei croata;
Mia Kirshner, atriz canadense;
Mia Hamm, jogadora de futebol americano;
Mia Hansen-Love, diretora e roteirista francesa;
Mia Ikumi, cartunista japonesa;
Mia Martini, cantora italiana;
Mia maio, atriz austríaca;
Mia Molinari, bailarina italiana;
Mia Rose, cantora inglesa naturalizada portuguesa;
Meu Santoromito, jogadora de pólo aquático australiana;
Mia Sara, atriz norte-americana;
Mia Tyler, designer de moda, a atriz e advogada americana;
Mia Wasikowska, atriz australiana;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário