domingo, 21 de fevereiro de 2016

Marcelina

Marcelina Vahekeni, modelo angolana. 


Marcelina é uma forma diminutiva feminina de Marcelino (Marcelinus), daqueles que possuem um significado desdobrado inúmeras vezes e que por isso, para mim, fica um pouco sem graça: Marcelinus é um nome de família romana derivado de Marcelo, que por sua vez é um diminutivo de Marcus, que é um prenome romano derivado do deus romano Marte. E aí por fim, Marte poderia vir do latim “mas”, que quer dizer “macho”.

São Marcelino foi um papa do início do século IV, que foi supostamente martirizado durante as perseguições do imperador Diocleciano.

Diminutivo: Celina

Outras línguas: Marcellina (romano antigo), Marcelyn (Inglês), Marceline, Marcelline, Céline (Francês)

Marcelina Vahekeni (1990) é uma modelo angolana. Marcelina Vahekeni foi eleita Miss Angola 2011, representando o seu país no concurso Miss Universo 2012. 

Marcelina (em latim: Marcellina) foi uma das poucas líderes cristã durante o século II em Roma, originalmente vinda da Alexandria, onde foi discípula de Carpocrates. Marcelina viajou a Roma para representar as ideias de Carpocrates e afirmava ter recebido ensinamento secretos sobre Maria, Salomé e Marta.

Apesar do personagem Marcelina, em Carrossel, novela infantil da SBT, o nome não subiu em número de registros no Brasil. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário