terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Luzia

.


Luzia é um nome adequado para todas aquelas pessoas que incansavelmente buscam um nome com significado positivo e muito especial. Para estes, Luzia é um nome simpático e inspirador: seu significado é luz, luminosa, a que irradia luz.

É uma boa alternativa para aqueles que por algum motivo não gostam de Lúcia e acham Luz demasiado literal. Luzia é então, a escolha ideal para uma menina nascida nos nossos dias. É um nome de origem grega, que sustenta o mesmo significado e a mesma origem de Lúcia. Pressupõe que tenha evoluído a partir da forma italiana ou espanhola de pronunciar Lúcia.

Luzia parece mais interessante do que Lúcia, pois a pronúncia fica mais delicada sem o acento. Lúcia tem sido registrado compulsoriamente na Espanha, desde 2003 até o presente, e em Portugal, foram registradas 40 Lúcias em 2014. O mesmo não ocorre com Luzia que permanece no limbo do esquecimento.

É impossível falar em Luzia sem fazer referência a Santa Luzia,  uma das mais veneradas nos tempos iniciais do cristianismo e nos tempos medievais. Ela é protetora dos cegos e padroeira de várias localidades de Portugal e do Brasil. Em Cabo Verde, existe uma ilha chamada “Ilha de Santa Luzia”.

É um nome positivamente utilizável pelo significado e sonoridade. Luzia foi o nome dado ao fóssil mais antigo de um ancestral do ser humano encontrado na América. Ainda podemos citar Luzia Paramés, atriz portuguesa; Luzia de Maria, escritora brasileira; Luzia Reis, ex-guerrilheira brasileira; Luzia-Homem é um romance do escritor brasileiro Domingos Olímpio, publicado em 1903. Luzia Silva Cambará, é um personagem da trilogia O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

Outras línguas: Lucia, Lucilla (romano antigo), Llucia, Lucia (Catalão), Luca, Lucija (croata), Lucie (Checo), Lúcia (dinamarquês), Luus (holandês), Lucia, Lucinda, Lucy, Lucetta, Lucile, Lucille (Inglês), Lucie, Lucinde, Luce, Lucette, Lucile, Lucille (francês), Luca (húngaro), Lucia, Luce, Lucila (italiano), Luus (limburguês), Lucinda (Literatura), Liucija (lituano), Lucia (norueguês), Łucja, Lucja (polonês), Lucia (romeno), Liùsaidh (escocês), Lucia (eslovaco), Lucija (esloveno), Lucía, Lucila (espanhol), Lucia (sueco), Lleucu (Galês).

Referências


Luzia. O Blog dos Nomes.
Luzia. Behind The Name.
Luzia. Wikipedia. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário