quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Jeremias




Jeremias é um nome masculino raro e conta o benefício da exclusividade. É um nome vintage com muitas qualidades, portanto.

Jeremias é a forma portuguesa, alemã e finlandesa do nome Jeremiah, nome hebreu que significa "o Senhor é enaltecido". Este é o nome de um dos maiores profetas do Antigo Testamento, autor do Livro de Jeremias e supõe-se que seja também autor do Livro das Lamentações. Viveu para assistir à queda de Jerusalém, no século VI a.C..

Outras variações de Jeremias:

Jeremiah, Jeremy (bíblico e inglês), Jorma, Jarmo (finlandês) Ieremias (grego bíblico), Yirmiyahu (hebreu bíblico), Hieremias (latim bíblico), Jere,  Jerry (inglês),Jérémie (francês), Jeremías (espanhol). Acredito que Geremia seja uma variante italiana.

Sendo mais utilizado como sobrenome em Portugal, do que como nome, Jeremias nunca foi muito popular, porém ainda obtém alguns registros; 3 em 2011 e 2012, 2 em 2013, e em 2014, 2 também: Jeremias Lourenço e Jeremias David.

Já no Brasil, no estado de São Paulo (Arpen/SP, 2014), foram registrados 28 meninos chamados Jeremias. Minha grafia preferida desse nome é Jeremiah, sem o som do “S” no final.

Considero este nome perfeitamente usável nos dias de hoje até pela semelhança com outros nomes com a mesma terminação como EliasGoliasTobias Matias.


.



Nenhum comentário:

Postar um comentário