domingo, 14 de fevereiro de 2016

Iria

.
Para minha surpresa total, encontrei uma Iria registrada no estado de São Paulo em 2015, na lista da Arpen/SP. Uma surpresa positiva pois Iria é um nome incomum, foge do lugar comum que são os nomes mais usados e exacerbadamente populares que tem lugar cativo nas primeiras posições do Ranking.

Acredita-se que Iria se tornou popular em determinada época em honra à Santa Iria, que seria uma mártir com uma história curiosa. Segundo a lenda, Iria (Eyrea, na grafia medieval), nasceu numa rica família de Nabância, e foi educada num mosteiro de monjas beneditinas. Devido à sua beleza, ela despertou a atenção de muitos homens, e o amor do jovem Britaldo, que por ela alimentava uma paixão doentia. Iria, segundo consta, recusava a todos, e afirmava sua devoção à Deus. Remigio, um monge diretor espiritual de Iria, o qual também era apaixonado por ela, ficou com muito ciúme de Britaldo, e deu a Iria um liquido enfeitiçado para beber, que fez surgir no corpo dela uma falsa gravidez. Por causa disso, foi expulsa do convento, e depois, assassinada por Britaldo. Atirado ao rio Nabão, o corpo da mártir terá seguido pelo Zêzere e a partir deste terá ficado depositado entre as areias do Tejo, aí permanecendo, incorruptível, através dos tempos. Ela também é chamada de Santa Irene.

Em homenagem à santa, foi construído um convento nas margens do Rio Nabão, e lá existe uma imagem de pedra da mártir. No dia 20 de outubro, celebra-se uma festa em honra à Santa Iria.

Pela semelhança gráfica e fonética, supõe-se que Iria e Irene sejam o mesmo nome, derivados do grego “Eirene”, que significa “paz”. Iria (ou Irene) compartilham o sentido do significado com muitos outros nomes como Pax, Pace, Concordia, Mira, Frida, Shanti e Salomé.

Cova da Iria, por outro lado, é o nome do lugar, na localidade de Fátima, Portugal, em que, supostamente, a Santíssima Virgem Maria apareceu a três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) em 1917. Somado a isso, esse é o nome de várias santas cristãs e muito comum no Império Bizantino. Percebe-se por conta disso, que Iria é um nome com ligações profundamente cristãs.

Apesar de incomum, esse é um nome que tem muitas versões: Eirene, Irene (em grego antigo), Irina (búlgaro), Irena, Ena (croata), Irena, Irenka (Checo), Irene (dinamarquês), Irena (holandês), Irene (Inglês), Irene, Irina, Arja , Erja, Irja (finlandês), Irène (francês), Irina, Irine (Geórgia), Irene (alemão), Eirene, Irene (mitologia grega), Irén (húngaro), Eirene (irlandês), Irene (italiano), Irena (lituano), Irina (macedônio), Irene (norueguês), Irena, Irenka (polonês), Irina (romeno), Irina, Arina, Arisha, Ira, Irinushka (russo), Irena (sérvio), Irena (esloveno), Irene (Espanhol), Irene (sueco), Iryna (ucraniano).

Apesar dos poucos registros que esse nome tem hoje, ele é parecido com nomes muito conhecidos, como Íris ou Iara. Infelizmente, há pessoas que podem achar estranho por ele ser praticamente o verbo “ir” conjugado (ele iria, ela iria). Mas a pronúncia é diferente, e para isso, seria mais prudente adicionar um acento, Íria.

Personalidades conhecidas:

Santa Iria – santa portuguesa.
Iria Roselaine Braga – cantora, compositora, percussionista e atriz brasileira.
Iria Sylvestoli – personagem no jogo de vídeo japonês Star Ocean.

Referências.

Iria. Behind The Name.

Iria. Nameberry.

Iria. Wikipedia.

Iria. O Blog dos Nomes.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário