sábado, 13 de fevereiro de 2016

Inácio

Ralph Lauren kids, fashion trends kids, www.lacasitademartina.com:
.

Inácio teve 47 registros na lista oficial de nomes registrados em 2015 no estado de São Paulo, e mais 9 registros de Inacio, sem acento, totalizando 56. No ano anterior, de acordo com dados da Arpen/SP, foram registrados 32 meninos chamados Inácio, e ainda, teve 16 registros de Inacio sem acentuação, num total de 48 registros. 


Verifica-se assim uma leve subida de registros esse ano. É uma representação tímida, mas na medida: significa que Inácio não é completamente desconhecido, nem que está ficando demasiadamente popular.


Esse nome pode ainda ser visto pela maioria das pessoas como um nome muito antigo, mas a verdade é que Inácio continua sendo bonito e atemporal. O nome Inácio é derivado de Egnatius, um nome de origem etrusca de significado desconhecido. Mais tarde, alteraram sua  grafia para Ignatius, para que ficasse parecido com a palavra “ignis”, do latim, “fogo”.


Uma das personalidades mais conhecidas com este nome é Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são os jesuítas. O seu nome de nascimento era Íñigo López.


Outras línguas: Egnatius (romano antigo), Iñaki (basco), Ignasi (Catalão), Ignác (Checo), Ignas (holandês), Iggy (Inglês), Ignace (francês), Ignatz (alemão), Ignác (húngaro), Ignazio (italiano), Ignatius (Romano Antigo), Ignas (lituano), Ignacy (polonês), Ignatiy (russo), Ignas, Ignacio, Nace (esloveno), Ignacio, Nacho, Nacio (Espanhol)

Algumas referências:


Inácio de Antioquia - santo e patriarca de Antioquia.
Inácio de Loyola - santo e teólogo jesuíta.
Inácio de Constantinopla - Patriarca de Constantinopla.
Inácio de Moscou - patriarca de Moscou.
Inácio Zakka I Iwas - atual patriarca sírio de Antioquia
Luis Inácio Lula da Silva - ex-presidente do Brasil



.

Um comentário: